O que este conteúdo fez por você?
- Pouca gente sabe, mas comei a investir pela renda variável e, durante alguns anos, só investi em ações
- Achei que tinha descoberto a fórmula da coca-cola até que veio a crise de 2008
- Aí comecei a entender que renda fixa na verdade não é perda fixa e sim, um importante instrumento de diversificação
Pouca gente sabe, mas comecei a investir pela renda variável. Como a Gueratto Press, minha empresa de assessoria de imprensa, era especializada em mercado financeiro, 20 anos atrás já tinha contato com o mercado de ações por meio dos nossos clientes. Nessa época não tinha tanta informação como hoje.
Leia também
Eu comecei a investir em renda variável por pura vaidade. Mesmo sem ainda ter muito conhecimento, me sentia elitizado por poder colocar meu dinheiro em algo que as pessoas consideradas ricas aplicavam. Sim, quando somos mais jovens temos essas bobeiras. Faz parte do amadurecimento.
Eu, muito esperto, comprei ações da Petrobras (PETR3; PETR4) quando valiam mais de R$ 50,00, pois escutava um operador do mercado que trabalha em uma corretora que só falava isso, compra Petrobras. Se você desse bom dia para ele, ele falava, compra Petrobras. E eu fui na onda dele.
Publicidade
Depois desse dia só vi o valor dos papéis cair. Aprendi que é falso o que muita gente repete, que basta aguardar que os preços voltam. Puro jargão que muito investidor novo repete e não nem base nenhuma.
Durante alguns anos só investi em ações. Achei que tinha descoberto a fórmula da Coca-Cola, até que veio a crise de 2008. Aí, muito investidor que estava na renda fixa, tinha dinheiro para comprar renda variável a preços baixos.
Comecei, então, a entender que renda fixa na verdade não é “perda fixa” e, sim, um importante instrumento de diversificação.
Números a favor
Apesar de ser formado na área de humanas, eu gosto muito de ciências exatas por um motivo muito simples: os números não mentem jamais.
E aí entra uma outra questão da renda fixa: se pegarmos períodos de 10 anos, ou até mesmo 20 anos, muitas vezes o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) foi o investimento que mais rendeu. Sim, até mesmo mais que o Ibovespa. Parece surreal, mas não é.
Publicidade
O que você e todo investidor precisa entender é que o investimento em renda fixa é importante na carteira quando a Selic está tanto em 13,75% quando em 2%. O que muda é o montante que você terá investido em cada um deles a cada momento de vida.
A Selic começou a cair ontem e provavelmente vai cair mais. Não se desespere. Você não será considerado burro por deixar seu dinheiro em um Certificado de Depósito Bancário (CDB) ou em uma Letra de Crédito Imobiliário (LCI).