O índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos (CPI) é o principal driver dos mercados nesta quinta-feira (10), que buscam pistas sobre os próximos passos do ajuste monetário do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) após o payroll misto em julho. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) publica relatório mensal.
Leia também
No Brasil, o volume de serviços e uma série de balanços devem apontar sinais sobre a atividade interna em meio à participação do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, em sessão no Senado para apresentação do Relatório de Inflação (RI) e do Relatório de Estabilidade Financeira (REF)
As bolsas europeias seguem em alta e os índices futuros de Nova York também sobem nesta manhã, após as perdas de quarta-feira (10), com expectativas voltadas para o CPI dos Estados Unidos. Os juros dos Treasuries continuam mistos e o dólar recua ante rivais.
Segundo o Projeções Broadcast, tanto o índice cheio quanto o núcleo deverão subir 0,2% em julho ante junho.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na Europa, o Banco Central Europeu (BCE) publicou boletim no qual reafirma o quadro de incerteza para a inflação e também para a atividade na zona do euro, além de voltar a dizer que fará o necessário para levar a inflação de volta à meta de 2%.
No Brasil
Os mercados podem ter oscilações estreitas antes do CPI dos EUA e devem repercutir na abertura os dados de serviços no Brasil e também balanços de empresas e bancos. A expectativa para o volume de serviços é de alta de 0,4% na margem em junho (mediana), após avanço de 0,9% em maio.
Na comparação interanual, o setor deve crescer 4,2% em junho, ante alta de 4,7% em maio. Apesar da expansão esperada, a tendência para o segundo semestre é de desaceleração do setor, sob os efeitos defasados da política monetária contracionista do Banco Central, segundo economistas consultados pelo Projeções Broadcast.
Na quarta-feira (9), o Ibovespa registrou a sétima queda consecutiva, somando uma desvalorização de 2,90% em agosto, sob impacto da deflação na China e expectativas pelo CPI americano, enquanto os juros longos avançaram e dólar à vista emendou o terceiro pregão consecutivo de valorização, a R$ 4,9050.
Agenda
O CPI dos EUA e os pedidos semanais de auxílio-desemprego (9h30) estão programados nesta quinta (9h30). Também os presidentes do Fed Raphael Bostic (Atlanta) e Patrick Harker (Filadélfia) participam de evento (16h). Os BCs do México (15h) e do Peru (20h) divulgam decisão de juros.
Na agenda interna, estão previstos a PMI de junho (9h), balanços de B3, Azul, Cyrela, Sabesp, entre outros, e o presidente do BC participa de sessão no Senado (10h). O Tesouro faz leilões de venda de títulos prefixados NTN-F e LTN (11h).
Publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa no Rio de Janeiro de cerimônia de início das obras do anel viário de Campo Grande e do anúncio de investimentos em mobilidade urbana.
*Com informações do Broadcast