O Citibank avaliou em relatório que, caso haja alterações na forma de tributação dos Juros sobre Capital Próprio (JCP), como tem sido estudado pelo governo em alternativa ao fim deste mecanismo, conforme apurou o Broadcast, haverá uma reavaliação de todo o setor bancário.
Leia também
No caso do Itaú Unibanco (ITUB4), o Citi projeta que o papel será negociado a 7 vezes a relação preço/lucro prevista para 2024, ante uma média de longo prazo de 9 vezes, caso a proposta vá adiante. O banco tem recomendação de compra para o papel, com preço-alvo de R$ 35 (potencial de alta de 26,1% ante o fechamento desta terça-feira, 29).
O relatório menciona que o potencial fim do JCP e o consequente aumento dos impostos bancários têm sido uma das principais pendências para o setor. A possível proposta de mudança seria uma compensação aos bancos, evitando aumento dos spreads na concessão de crédito, o que está em linha com a visão do Citi, segundo a equipe de analistas liderada pelo Rafael Frade. A alteração deve constar na proposta ao orçamento para 2024 a ser anunciado essa semana.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos