As incertezas sobre o ritmo de crescimento da China e a trajetória dos juros dos Estados Unidos permaneceram no radar, limitando o fôlego dos mercados globais, embora os principais índices tenham fechado em leve alta.
Leia também
Na Europa, as bolsas subiram após pequena desaceleração do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha, à taxa anual de 6,1%, permanecendo ainda muito acima do desejado pelas autoridades monetárias. As preocupações em torno da resiliência inflacionária ainda foram alimentadas por um novo repique nos preços do gás natural.
No Brasil, em sessão pós-feriado e na véspera do final de semana, o volume financeiro acabou sendo bastante reduzido, limitando o apetite ao risco. Sem direcionadores locais relevantes, e apesar da nova alta do petróleo, o Ibovespa, principal índice da Bolsa, fechou em baixa de 0,58%, aos 115.313 pontos e giro financeiro de R$ 16,4 bilhões.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Nos demais mercados, o dólar fechou estável e os juros futuros, em leve tendência de baixa.
A próxima semana deve ser movimentada em termos de agenda econômica. No Brasil, serão divulgados os primeiros dados de atividade econômica do terceiro trimestre de 2023, com os números do setor de serviços e comércio varejista, além do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto. Nos EUA, será divulgado o CPI (inflação ao consumidor).
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade