- O Nubank lançou nesta terça-feira (12) a antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
- O produto tem taxas a partir de 1,3% ao mês, a depender do cliente
- A opção pode ser ativada diretamente pelo aplicativo da fintech
O Nubank lançou nesta terça-feira (12) uma nova modalidade de empréstimo: a antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os clientes agora vão poder antecipar até 12 parcelas anuais do saque-aniversário diretamente pelo aplicativo da fintech.
Leia também
O cliente Nubank deve estar ciente de que a antecipação do saque-aniversário do FGTS consiste em um empréstimo. Para ativar a opção, na tela inicial do app do banco, o usuário deve ir em “Pegar emprestado”, logo abaixo das informações da conta, ou na área de “Empréstimo”. Depois, é necessário escolher “Antecipação do Saque-Aniversário FGTS” e “Ir para o aplicativo FGTS”.
No aplicativo do fundo, o cliente precisa autorizar que o Nubank consulte seu FGTS. Para isso, deve ir em “Principal”, “Autorizar Bancos” e “Empréstimo Saque Aniversário”. Dentro dessa opção, basta clicar em “Instituições Financeiras”, selecionar o Nu e “Confirme”.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ao voltar ao aplicativo do Nubank, o próximo passo é ir novamente em “Antecipação do Saque-Aniversário FGTS” e escolher a opção “Já autorizei”. Em seguida, o usuário deve inserir a quantia que deseja antecipar clicando no ícone de lápis, onde poderá detalhar quantas parcelas do saque ele quer adiantar. Com as informações preenchidas, o cliente consegue conferir um resumo da simulação e clicar em “Continuar”.
Por fim, basta ler as informações do contrato com atenção, selecionar “Aceitar e contratar” e informar a senha de quatro dígitos da conta para finalizar. O dinheiro pode demorar até um dia útil para ser depositado pelo Nubank.
Condições
O produto tem taxas a partir de 1,3% ao mês, a depender do cliente, e deve chegar a toda a base de usuários do banco de forma gradual. As parcelas são descontadas diretamente do saldo do FGTS anualmente, no mês de aniversário, sendo que o fundo é usado como garantia do pagamento.
Outros bancos também permitem a antecipação do saque-aniversário para a contratação de um empréstimo. A linha de crédito, inicialmente ofertada somente pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil, passou a ser fornecida por mais instituições ao longo do tempo, com diferentes condições. Veja nesta reportagem quais bancos oferecem a opção e o número máximo de parcelas que cada um antecipa.
Ao aderir ao saque-aniversário, o trabalhador pode resgatar parte do saldo do FGTS uma vez por ano, no mês de seu aniversário. No entanto, ao ser demitido sem justa causa, ele tem o direito de resgatar apenas o valor referente à multa rescisória. É diferente, portanto, do saque-rescisão, modalidade padrão do FGTS, em que o trabalhador pode sacar a quantia integral de sua conta em casos de demissão sem justa causa.
Publicidade