A 3R Petroleum (RRRP3) informou que, em agosto deste ano, a produção média diária consolidada dos nove polos que opera totalizou 45.243 barris de óleo equivalente (boe), uma queda de 12,8% na comparação com julho. Já o montante referente aos campos exclusivos da 3R atingiu média diária de 39.943 boe/dia, queda de 8,9% na comparação com o mês imediatamente anterior.
Leia também
Do total, a parcela referente à produção diária de óleo foi de 35.661 barris (bbl) e à produção de gás foi de 9.582 boe. Os dados de produção são preliminares e não auditados, informou a 3R, que é operadora dos Polos Potiguar, Macau, Areia Branca, Fazenda Belém, Rio Ventura, Recôncavo, Peroá e Papa Terra, e detém participação de 35% no Polo Pescada, este último operado pela Petrobras.
No mês passado, a produção do Cluster Potiguar foi de 25.062 boe/dia ante 25.751 boe/dia, redução de 2,8%. O desempenho é justificado por atividades de manutenção e recuperação de integridade nas instalações de tancagem do Ativo Industrial de Guamaré, transferidas pelo antigo operador com diversos tanques fora de operação, o que provocou a restrição parcial do escoamento de óleo oriundo dos Polos Macau e Potiguar durante alguns dias do mês de agosto, e consequente acúmulo de estoque de óleo nas Estações Coletoras dos campos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Houve ainda eventos de interrupção temporária no abastecimento elétrico na região por parte da concessionária de energia local, incluindo o blecaute nacional ocorrido em 15 de agosto de 2023, cuja retomada da produção ocorreu de forma gradual, com impactos subsequentes que perduraram por 48 horas. Além disso, houve atividades de comissionamento e start up de um novo tanque, previamente planejado, que compõe uma das plantas de separação óleo-água do Polo Macau.
Já a produção do Cluster Recôncavo totalizou 7.570 boe/dia em agosto, ante 7.325 boe/dia produzidos em julho, uma alta de 3,3%. O resultado é explicado, principalmente pelo significativo incremento na produção de óleo (+16,5%), resultado de bem-sucedidas intervenções com sonda (workover e pulling) e, parcialmente compensado pela redução na produção de gás natural, em função de menor demanda no mercado de gás verificada no país durante o mês de agosto.
A produção do Polo Peroá registrou queda de 12,9%. O desempenho reflete a venda de gás natural dentro dos limites do contrato de take or pay firmado junto à ES Gás e menor demanda no mercado de gás verificada no país durante o mês de agosto.
No Polo Papa Terra, a produção apresentou redução de 38,5%, em decorrência de manutenções preventivas e corretivas nas instalações do ativo, como parte do processo de melhoria contínua nos sistemas essenciais e de backup que compõem as plantas de processamento, estocagem e offloading do FPSO (3R-3) e no sistema de geração de energia.
Publicidade
A empresa informa ainda que no mês de agosto foram realizadas operações de offloading no Polo Papa Terra, sendo 183 mil barris de óleo faturados pela subsidiária 3R Offshore.