Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: com Lula na ONU, os investidores ficam à espera das decisões sobre a política monetária dos EUA e do Brasil na Super Quarta

O presidente Lula se encontra com Joe Biden, às margens da Assembleia Geral da ONU (13h)

Abertura de Mercado: com Lula na ONU, os investidores ficam à espera das decisões sobre a política monetária dos EUA e do Brasil na Super Quarta
Painel da B3 (Foto: Gabriela Biló/Estadão)
O que este conteúdo fez por você?
  • A Super Quarta começa com uma relativa tranquilidade nos mercados internacionais
  • Os índices futuros subindo em Nova York operam no positivo, tal qual nos mercados Europeus
  • Enquanto o Comitê de Política Monetária (Copom) não divulga o valor da Selic, pode haver alguma pressão adicional sobre as taxas de juros futuras em decorrência das incertezas no front fiscal

A Super Quarta começa com uma relativa tranquilidade nos mercados internacionais. É praticamente consenso que não haverá subida de juros nos Estados Unidos, mas as expectativas recaem sobre as palavras de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

Os índices futuros subindo em Nova York operam no positivo, tal qual nos mercados europeus. O dólar recua frente a maioria das moedas, enquanto os contratos futuros do petróleo caem e os preços futuros do minério de ferro registraram ganhos de 0,46% na madrugada em Dalian, cotados a US$ 119,71 por tonelada.

Enquanto o Comitê de Política Monetária (Copom) não divulga o valor da Selic, pode haver alguma pressão adicional sobre as taxas de juros futuras em decorrência das incertezas no front fiscal. O relator do Orçamento de 2024, o deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP), disse que tentará encontrar “um espacinho” para o reajuste de servidores nas contas do Governo no ano que vem.

Agenda econômica

Brasil: Sem indicadores previstos para a sessão. Entre os eventos do dia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontra com Joe Biden, às margens da Assembleia Geral da ONU (13h) e o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa da reunião. No início da noite, o Copom anuncia sua decisão.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

EUA: O Fed divulga sua decisão de juros (15h), seguida de entrevista coletiva do presidente Jerome Powell (15h30).

Europa: Houve uma inesperada desaceleração na taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) do Reino Unido em agosto, para 6,7%. Já na Alemanha, a inflação ao produtor (PPI) teve queda anual de 12,6% em agosto, a maior na série histórica iniciada em 1949 –mas explicada, em grande parte, por efeito-base, já que em agosto do ano passado, a elevação dos preços ao produtor na comparação anual (45,8%) foi a maior da série histórica, em função da guerra na Ucrânia.

China: O Banco do Povo da China (PBoC) manteve a taxa de juros de referência para empréstimos (LPR) de 1 ano em 3,45%, segundo comunicado divulgado pela instituição. Já a taxa para empréstimos de 5 anos foi mantida em 4,2%. Em agosto, o PBoC havia cortado a taxa de 1 ano de 3,55% para 3,45%, mas mantido a taxa de 5 anos em 4,2%.

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.

Publicidade

 

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>