Ao todo, 58 lojas foram inauguradas pela Multiplan em setembro, em média três lojas por shopping. No trimestre, a média foi de 4,5 lojas abertas por shopping. O grupo entrou em terreno positivo pela primeira vez em 2023, após liderar fechamentos no primeiro trimestre, com quatro lojas fechadas por shopping.
“Temos estado preocupados com o fato de os custos de ocupação serem consideravelmente mais elevados do que os dos pares num contexto de dificuldades, mas o desempenho recente mostra resiliência”, pontuam os analistas Carlos Peyrelongue e Aline Caldeira.
A operadora Iguatemi ficou estável em abertura de lojas no trimestre enquanto Allos e brMalls ficaram no negativo, fechando 2,2 e 1,1 lojas respectivamente.
Essas duas últimas, no entanto, lideram o faturamento desde o início do ano. O que, segundo o BofA, está em linha com a estratégia da NewCo de melhorar a carteira de inquilinos através de sinergias. “A chave a observar é a tradução deste volume de negócios em rendas mais elevadas”, pontuam os analistas.
No topo do ranking de abertura de lojas, está a marca Vivara (VIVA3), empresa focada na produção de joias, que abriu 14 lojas em 2023. Neste mês de setembro, a Natura (NTCO3) também figura entre os principais destaques.
A Polishop registrou o fechamento de 7 lojas neste mês, elevando para 29 o número de unidades encerradas este ano. No ano, o Imaginarium da Americanas segue com 18 lojas fechadas, ao lado da Saraiva (14 lojas). Maybelline (14), Tok&Stok (11), Marisa (7), Camicado (7) e Ponto da Via (6) também figuram entre os que mais fecharam pontos em 2023.