A Multiplan (MULT3) liderou a lista de abertura de novas lojas no terceiro trimestre, afirma relatório do Bank of America (BofA) sobre o mês de setembro. O mapeamento incluiu a presença do varejo em 146 shoppings, com 28 mil lojas, operados pela Multiplan, Iguatemi (IGTI3), Allos (ALOS3) – ex-Aliansce Sonae – brMalls e outras. Os shoppings mantiveram uma base de lojas estável no período, com 16 aberturas líquidas.
Leia também
Ao todo, 58 lojas foram inauguradas pela Multiplan em setembro, em média três lojas por shopping. No trimestre, a média foi de 4,5 lojas abertas por shopping. O grupo entrou em terreno positivo pela primeira vez em 2023, após liderar fechamentos no primeiro trimestre, com quatro lojas fechadas por shopping.
“Temos estado preocupados com o fato de os custos de ocupação serem consideravelmente mais elevados do que os dos pares num contexto de dificuldades, mas o desempenho recente mostra resiliência”, pontuam os analistas Carlos Peyrelongue e Aline Caldeira.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A operadora Iguatemi ficou estável em abertura de lojas no trimestre enquanto Allos e brMalls ficaram no negativo, fechando 2,2 e 1,1 lojas respectivamente.
Essas duas últimas, no entanto, lideram o faturamento desde o início do ano. O que, segundo o BofA, está em linha com a estratégia da NewCo de melhorar a carteira de inquilinos através de sinergias. “A chave a observar é a tradução deste volume de negócios em rendas mais elevadas”, pontuam os analistas.
No topo do ranking de abertura de lojas, está a marca Vivara (VIVA3), empresa focada na produção de joias, que abriu 14 lojas em 2023. Neste mês de setembro, a Natura (NTCO3) também figura entre os principais destaques.
A Polishop registrou o fechamento de 7 lojas neste mês, elevando para 29 o número de unidades encerradas este ano. No ano, o Imaginarium da Americanas segue com 18 lojas fechadas, ao lado da Saraiva (14 lojas). Maybelline (14), Tok&Stok (11), Marisa (7), Camicado (7) e Ponto da Via (6) também figuram entre os que mais fecharam pontos em 2023.
Publicidade