A inadimplência atinge grande parte dos brasileiros. Segundo dados do Serasa, em agosto de 2023 o País contava com 71,74 milhões de cidadãos com dívidas em atraso. Por isso, o planejamento financeiro é necessário para conseguir fugir dessa situação, além de manter melhor controle dos gastos.
Leia também
Diante desse cenário, a SuperRico, plataforma de saúde financeira, criou o programa #TamoJunto, com o objetivo de ajudar a melhorar a saúde financeira dos brasileiros em condição de vulnerabilidade econômica. “Planejadores financeiros vão atender famílias em situação de vulnerabilidade financeira para ajudá-las a encontrar o caminho, não apenas para sanar as dívidas, mas principalmente para viver com mais equilíbrio financeiro”, explica Carlos Castro, CEO da SuperRico.
O programa começa na próxima terça-feira (31), no Dia Mundial da Poupança, conhecido pela intenção de conscientizar a população sobre as consequências negativas que a falta de planejamento financeiro pode acarretar para a vida familiar. A expectativa é de que 1 mil famílias sejam beneficiadas até o final de 2023 com a iniciativa, mas o objetivo é que o programa se estenda para que cada vez mais brasileiros sejam incluídos.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Com a intenção de atingir também outras pessoas em situação de necessidade, a família que for atendida pelo planejador voluntário será convidada a fazer uma doação a entidades parceiras indicadas na plataforma ou outra, da preferência da família. “Essas doações podem ser alimento, roupa, algum valor em dinheiro que a família tenha condição de disponibilizar ou até tempo para trabalho voluntário nas instituições que serão beneficiadas”, explica Castro.
Como participar?
Os interessados nos benefícios do programa deverão fazer o cadastro na Plataforma de Saúde Financeira da SuperRico para serem automaticamente direcionadas a um planejador voluntário. Assim, basta agendar uma primeira conversa.
Serão considerados três requisitos para receber ajuda do programa: não possuir renda ou reserva financeira e ter dívidas. O cadastro poderá ser feito por meio deste link.
Além disso, planejadores também conseguem participar atuando de maneira voluntária e gratuita em prol das famílias que não têm acesso ao planejamento financeiro. O #TamoJunto já tem 276 planejadores cadastrados para atender as famílias interessadas. Nesse caso, o profissional deverá se registrar neste link, fornecendo as informações solicitadas.