- Apesar de parecer uma tarefa relativamente simples definir quanto você quer ganhar pelo seu trabalho, isso não é verdade
- No fim, o que vale é: ao que você está disposto? O que faz sentido neste momento da sua vida? Dinheiro não é o único fator a ser considerado
Nos últimos anos, tornou-se comum a prática de recrutadores perguntarem a pretensão salarial dos candidatos a vagas de emprego. Isso demanda uma capacidade de precificar a sua força de trabalho, algo que já era inevitável para quem é prestador de serviços ou vendedor de produtos.
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Apesar de parecer uma tarefa relativamente simples definir quanto você quer ganhar pelo seu trabalho, isso não é verdade. “E se eu pedir demais?”, “e se eu pedir de menos?” e “será que outros candidatos vão pedir algo muito diferente de mim?” são algumas das preocupações que sei que as pessoas têm.
Nessa hora, alguns fatores são importantes de serem levados em consideração. O tipo de serviço prestado é um deles. O que você faz é algo que muitas pessoas conseguem fazer? Há uma grande oferta no mercado? Ou é uma tarefa mais especializada, que demanda estudo e prática e por isso poucos conseguem realizar?
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Pesquise o mercado
É preciso conhecer o mercado no qual você está inserido e se manter atualizado sobre ele: está aquecido neste momento? Ou enfraqueceu? Por qual motivo? Como posso me destacar e ganhar um pouco mais que os concorrentes?
Para quem está no meio corporativo, algumas plataformas, como o Glassdoor, ajudam a descobrir quanto as pessoas da sua área ganham, em média, e como esse salário varia de acordo com o tipo de empresa.
Conversar com pessoas do seu meio, com clientes e se manter atento a postagens no LinkedIn também ajudam a ganhar uma noção de mercado. Se você for lojista ou prestador de serviços, visitar lojas e pedir orçamentos da concorrência podem ser ótimos exercícios.
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Saiba qual é seu público-alvo
Dentro de uma mesma área profissional, há diferenças salariais significativas entre quem trabalha em uma multinacional e quem está em uma pequena empresa, por exemplo. Por isso, é preciso fazer escolhas e ter visibilidade sobre os prós e contras de cada uma delas.
As empresas de menor porte podem exigir menos experiência dos candidatos e serem menos exigentes, enquanto as grandes geralmente demandam mais responsabilidades.
No fim, o que vale é: ao que você está disposto? O que faz sentido neste momento da sua vida? Dinheiro não é o único fator a ser considerado. Na oferta de serviços e produtos, é importante saber o seu público-alvo.
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Um mesmo item, quando vendido de maneira gourmetizada e para pessoas mais ricas, pode ter um preço dez vezes maior que aquele que é vendido na periferia, de forma popular.
Há empresas que vendem produtos populares e têm um lucro enorme por conseguirem vender em grande escala. E há aquelas que apostam em vender para menos pessoas, mas com uma margem de lucro maior em cima de cada produto vendido.
Sua experiência tem um valor
Uma clientela fiel é algo a ser conquistado, assim como poder pedir um salário alto a uma empresa sem ouvir um “não”. Quanto mais experiência você tem no seu ramo, mais valor é agregado ao seu trabalho. É por isso que sempre digo aos meus alunos da Multiplicando Sonhos que o melhor investimento que podemos fazer é em nós mesmos, na nossa capacidade de crescer e de fazer mais dinheiro no longo prazo.
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Tenho um ótimo exemplo. Nesta semana oferecemos aos nossos voluntários ingressos para um congresso de finanças. Alguns foram, mas um deles, o Freddy, me chamou atenção, pois é nítido como ele está se abrindo ao aprendizado, a cada oportunidade que aparece e se dedicando a aprender mais e mais.
A história de vida do Freddy é curiosa: é entregador de aplicativo e faz isso de bicicleta. Ele quer se formar em Economia e ter um canal nas redes sobre finanças, voltado a ajudar os parceiros de entrega.
Mesmo com poucos recursos, mas inspirado pela avó Regina, que foi voluntária por anos na Santa Casa e no Instituto do Câncer, ele quis se tornar professor da Multiplicando Sonhos. Fez a capacitação, está estudando e entrando em sala de aula sempre que vê uma possibilidade.
Além disso, não fica de fora dos eventos sobre o tema que nós disponibilizamos acesso gratuito, ou seja, é uma pessoa que está atrás de conhecimento constantemente, buscando experiência, para lá na frente ter a chance de precificar bem o seu trabalho.
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Se você está no começo da sua carreira, invista em cursos, foque em buscar por experiências profissionais agregadoras, independentemente da remuneração financeira. Aquele que mais se desenvolver no começo do processo, será o que vai poder pedir por um salário mais alto lá na frente.
Alguém tem dúvida que educação financeira faz parte desse processo? Ela vai te ajudar a definir seus sonhos, traçar metas e você enxergará de uma forma muito mais nítida as oportunidades que surgirem pelo caminho. O Freddy não vai me deixar mentir. Não é mesmo?
Espero que esse artigo tenha te ajudado. Um abraço e boa sorte!
Colaboração: Giovanna Castro e Andréa Tavares
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