- O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico que afeta a capacidade de uma pessoa manter a atenção, controlar impulsos e regular o comportamento.
- Pessoas desatentas e/ou com comportamentos impulsivos tendem a ter gastos excessivos.
- Use aplicativos ou planilhas de organização financeira: a tecnologia pode ser usada para ajudar a criar listas e lembretes.
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico que afeta a capacidade de uma pessoa manter a atenção, controlar impulsos e regular o comportamento. Ele é comumente diagnosticado na infância, mas pode persistir na adolescência e na vida adulta.
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O assunto ganhou destaque esta semana devido a três razões: proposta na Câmara sobre a inclusão de medicamento no SUS, campanhas positivas de conscientização do tema disparadas pela indústria farmacêutica e a divulgação da recente descoberta em estudo de pesquisadores da Universidade de Michigan do fator D, que representaria um traço geral de distração, correlacionado ao TDAH.
Embora os sintomas típicos – que incluem a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade na tomada de decisões – sejam comuns a muitos de nós, principalmente em tempos de redes sociais e celulares, que oferecem distrações constantes e a sensação enganosa de desempenhar multitarefas, o diagnóstico do TDAH deve ser feito por um profissional qualificado.
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Ele fará a avaliação sobre a existência de interferência significativa na vida diária, escola, trabalho e relacionamentos e sobre a persistência dos sintomas perante a fase do desenvolvimento da pessoa. Tendo a pessoa TDAH ou não, ser desatento e impulsivo pode trazer danos sérios ao bolso, à vida profissional e financeira.
Desafios financeiros
Pessoas desatentas e/ou com comportamentos impulsivos tendem a ter gastos excessivos, a comprar por impulso ou a fazer investimentos arriscados. Apresentam dificuldades na organização financeira, incluindo o pagamento em dia de contas e a gestão do orçamento.
Possuem baixa tolerância à frustração, e lidar com problemas financeiros pode ser emocionalmente difícil e levar a reações intensas. Podem enfrentar dificuldades no ambiente escolar e de trabalho devido à desatenção, impulsividade e dificuldade em manter tarefas.
Estratégias úteis
É muito útil a pessoas com desatenção, hiperatividade e impulsividade se apoiarem em técnicas e ferramentas para conseguir estabelecer uma rotina de organização a si mesmas. Aqui vão algumas dicas:
1. Crie listas de prioridades de compras e de tarefas e estabeleça categorias. Listas escritas ajudam a lembrar, e categorias e classificações contribuem na clareza das escolhas. Utilize cores e códigos para organizar categorias, tornando as informações mais visuais e fáceis de acompanhar.
2. Use aplicativos ou planilhas de organização financeira: a tecnologia pode ser usada para ajudar a criar listas e lembretes. Use alarmes em seu celular ou dispositivo digital para lembrá-lo de tarefas importantes, compromissos e prazos.
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3. Estabeleça rotinas: tanto de acompanhamento e controles financeiros, datas fixas para fazer pagamentos, como em atividades simples diárias como acordar, comer, trabalhar e dormir. Essas rotinas fornecem estrutura, previsibilidade e organização pessoal.
4. Divida tarefas em etapas menores: dividir tarefas grandes em etapas me-nores e mais gerenciáveis pode torná-las menos avassaladoras e mais fáceis de abordar.
5. Estabeleça metas realistas: evite a tendência de querer fazer tudo de uma vez e concentre-se nas metas mais importantes.
6. Crie um espaço organizado: mantenha o ambiente de trabalho ou estudo organizado e livre de distrações. Um espaço limpo e organizado pode ajudar na concentração. Lembre-se de que a organização externa reflete e é refletida na sua organização interior. E isso vale para as finanças também.
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7. Aprenda a dizer não: evite sobrecarregar-se com compromissos e tarefas excessivas. Aprenda a dizer não quando necessário para evitar a sobrecarga.
8. Acompanhamento regular: Revise suas listas de tarefas e metas regular-mente para garantir que você esteja no caminho certo e fazer ajustes conforme necessário.
9. Aproveite o hiperfoco: trata-se de um fenômeno relacionado ao TDAH, em que a pessoa se concentra intensamente e de forma prolongada em uma tarefa ou atividade específica, geralmente perdendo a noção do tempo e ignorando outras distrações. É faca de dois gumes, pois às vezes a pessoa pode levar a negligenciar outras responsabilidades ou tarefas importantes.
A compreensão do hiperfoco é importante, pois pode ser uma ferramenta útil a ser direcionada de forma produtiva a áreas de responsabilidade e tarefas críticas. Para isso é importante despertar interesse ou paixão da pessoa pelo tema ou por seus resultados para estimular nela um nível notável de concentração.
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10. Recompensas e incentivos: crie um sistema de recompensas para si mesmo após a conclusão de tarefas importantes. Isso pode motivá-lo a manter o foco. Informe amigos, familiares ou colegas sobre suas metas e peça apoio. Às vezes, ter alguém responsável por manter você no caminho certo pode ser útil.
Aprender a reconhecer seus padrões pessoais e quais estratégias funcionam melhor para você é um exercício importante de autoconhecimento. Não existe uma abordagem única que funcione para todos. Experimente diferentes estratégias e adapte-as de acordo com suas necessidades e preferências pessoais.
O apoio de um profissional de saúde mental ou terapeuta especializado em TDAH também pode ser valioso na busca de estratégias de organização eficazes. E, principalmente quando o assunto é dinheiro, vejo como estratégia vencedora a união da educação financeira ao acompanhamento psicotera-pêutico cognitivo comportamental para alcance de uma vida profissional e financeira mais saudável.