Publicidade

Tempo Real

Vale (VALE3) aprova revisão na política de sucessão para presidência

O conselho de administração será responsável pela decisão sobre a continuidade do mandato do presidente

Vale (VALE3) aprova revisão na política de sucessão para presidência
Foto: Fabio Motta/Estadão

O conselho de administração da Vale (VALE3) aprovou, por unanimidade, a primeira revisão da política de sucessão do presidente da companhia e a revogação da decisão tomada em 20 de dezembro de 2018 sobre o assunto.

A política aprovada prevê que o conselho de administração seja responsável pela decisão sobre continuidade e renovação do mandato do presidente ou início de processo sucessório e o Comitê de Pessoas e Remuneração (CPR) fica com a responsabilidade por conduzir o processo de avaliação e/ou sucessão e emitir recomendação para deliberação pelo conselho.

A vice-presidência executiva de Pessoas deve definir os atributos, perfil, seleção e avaliação dos candidatos internos e externos. O processo de sucessão deve ser iniciado entre 6 e 4 meses antes do vencimento do mandato.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Caso o conselho decida pela manutenção do presidente em exercício, a renovação do seu prazo de gestão e de contrato será realizada em comum acordo com o mesmo. Caso a decisão seja pelo início do processo sucessório, será contratada empresa de padrão internacional, reconhecida por expertise na seleção de executivos globais, com o apoio da vice-presidência executiva de pessoas. Devem ser considerados candidatos internos mapeados no processo sucessório.

O presidente da Vale será selecionado entre os nomes propostos em lista tríplice elaborada pela empresa de seleção de executivos. Os candidatos passarão por uma verificação de antecedentes que será conduzida pela integridade corporativa. Assim que for aprovado o nome do executivo e este aceitar a proposta, deve haver comunicação ao mercado.

De acordo a companhia, o objetivo da nova política é “assegurar a perenidade dos negócios, garantindo a adequação dos princípios e procedimentos norteadores do processo de sucessão do presidente, considerando as melhores práticas de governança corporativa e a legislação vigente”. O mandato do atual presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo vence em maio de 2024.

 

Publicidade

 

Web Stories

Ver tudo
<
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2806 de hoje, terça-feira (10)
Cafeteira elétrica, de espresso ou coador: qual aumenta mais a conta de luz?
5 vantagens de fazer a Declaração do Imposto de Renda
Como declarar bens adquiridos fora do Brasil?
Cartão de crédito: bancos lançam novidade para diminuir dívidas; entenda
14º salário para aposentados cai neste mês?
Starlink: qual o plano mais barato da internet do Elon Musk?
Descubra como ganhar R$ 3 mil por mês com ações destas 5 empresas
>