Por trás do desempenho negativo no pregão, está uma postagem no Instagram. Isso porque uma imagem com projeções anuais da companhia para 2024 vazou nas redes sociais. De acordo com a foto, o lucro líquido estimado para o próximo ano seria de R$ 210 milhões, bem abaixo das estimativas da Ativa Investimentos, de R$ 390 milhões.
Em comunicado ao mercado, a empresa explicou o ocorrido. As metas presentes na imagem teriam sido apresentadas em uma convenção de vendas realizada entre os dias 5 e 6 de dezembro. Na ocasião, foram distribuídos termos de compromisso com estimativas simplificadas para melhor comunicação com as equipes operacionais.
Uma foto do encontro foi postada em uma rede social privada por um colaborador e ficou disponível para acesso de alguns investidores que passaram a replicar a informação. “Neste contexto, a Movida vem proativamente esclarecer que os números constantes neste termo são gerenciais e possuem simplificações, não refletindo a realidade contábil da companhia e, portanto, não devem ser consideradas como projeções ou guidances financeiros”, destacou a empresa.
Para as simplificações nos números, foram desconsiderados diferentes fatores, como as operações ligadas a instrumentos financeiros derivativos, além de tendências da curva da taxa básica de juros do Brasil e a movimentação de alguns créditos e provisões fiscais.