Publicidade

Mercado

Petrobras (PETR4) ainda deve pagar dividendos elevados em 2024?

Expectativa de aumento de produção do petróleo nos próximos anos deve influenciar a distribuição de valores

Petrobras (PETR4) ainda deve pagar dividendos elevados em 2024?
Petrobras. (Foto: REUTERS/Sergio Moraes)
O que este conteúdo fez por você?
  • Com a Selic agora no patamar de 11,75%, apenas oito ações conseguem entregar dividendos acima da taxa básica de juros aos seus investidores. Uma delas é a Petrobras
  • Vinicius Steniski, analista do TC, acredita que a Petrobras teria capacidade de entregar um dividend yield de até 15% em 2024
  • Para Leonardo Piovesan, analista fundamentalista da Quantzed, a Petrobras ainda deve continuar pagando dividendos elevados no longo prazo

Com a Selic agora no patamar de 11,75%, apenas oito ações conseguem entregar dividendos acima da taxa básica de juros aos seus investidores. Uma delas é a Petrobras (PETR4), de acordo com levantamento do consultor independente Einar Rivero.

O estudo apresenta as companhias que podem pagar dividendos acima da Selic nos próximos 12 meses, desde que mantenham um lucro igual ou maior ao do último ano e a mesma política de distribuição de dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) dos últimos 12 meses.

Leia aqui: Veja as ações que pagam dividendos acima da selic

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para Leonardo Piovesan, analista fundamentalista da Quantzed, a Petrobras ainda deve continuar pagando dividendos elevados no longo prazo por conta da sua dependência do preço do petróleo e a expectativa de aumento de produção da commodity nos próximos anos, o que deve impulsionar um resultado crescente.

“Mesmo com o aumento de volume de investimentos da companhia nos próximos anos, por conta do plano de negócios, a projeção de pagamento de proventos é positiva”, avalia Piovesan. O analista espera que a companhia tenha um dividend yield próximo a 10%, com possibilidade de elevar o retorno com pagamentos extraordinários.

Entre os riscos de investimento, Piovesan destaca que por ser uma companhia estatal o governo pode fazer mau uso dos recursos destinado para investimento que destroem valor ao invés de pagar dividendos.

Vinicius Steniski, analista do TC, acredita que a Petrobras teria capacidade de entregar um dividend yield de até 15% em 2024, por se tratar de uma companhia que já está em um estágio mais maduro e adquiriu certa recorrência no pagamento de dividendos.

Publicidade

“Tem uma estrutura financeira adequada e pode realizar o pagamento sem criar maiores problemas quando gera lucros. O risco é que esses lucros podem oscilar de tempos em tempos por conta da volatilidade da commodity”, explica Steniski, se referindo ao preço do petróleo.

Para Fábio Sobreira, da Harami Research, a Petrobras ainda tem bastante caixa para distribuir mesmo com o barril de petróleo sendo negociado mais perto de US$ 70. “A companhia não está mais com a paridade de preço do petróleo internacional, mas pode adaptar com aquilo que mais vale a pena para ela”, pontua.

Segundo Sobreira, com a nova política a Petrobras acaba sofrendo menos com as quedas da commodity e tem espaço para rentabilizar em 2024, o que ainda a torna uma boa opção para proventos. O analista projeta um dividend yield de 34,49% para o próximo ano.

Web Stories

Ver tudo
<
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
>