Publicidade

Mercado

Mercado hoje: exterior positivo pode impulsionar ativos locais

As negociações políticas sobre a MP da reoneração da folha de pagamentos estão no radar

Mercado hoje: exterior positivo pode impulsionar ativos locais
Painel do Ibovespa. Foto: Werther Santana/Estadão

O ambiente positivo nos mercados internacionais pode impulsionar o Ibovespa, recuperando-se da queda recente. A valorização do petróleo e do minério de ferro na China também pode beneficiar empresas como Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3). A volatilidade nos Treasuries (títulos emitidos pelo Tesouro dos Estados Unidos para o financiamento da dívida do governo) pode afetar os ajustes na curva de juros futuros, mas a queda do dólar em relação a outras moedas, especialmente as ligadas a commodities, pode favorecer o real.

Os analistas estarão atentos aos dados do IBC-BR, com previsão de estabilidade em novembro, juntamente com a análise preliminar das expectativas de inflação nos Estados Unidos e o índice de sentimentos do consumidor no país. O Banco Central inicia suas reuniões trimestrais com economistas para a formulação do Relatório de Inflação. No país, destacam-se os eventos da tarde com a participação do vice-presidente de supervisão do Fed, Michael Barr, e da presidente do Fed de San Francisco, Mary Daly.

As negociações políticas sobre a MP da reoneração da folha de pagamentos estão no radar, com destaque para a reunião entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente da Câmara, Arthur Lira. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) criticou a prorrogação da desoneração aprovada pelo Congresso e vetada por ele, cobrando contrapartidas dos empresários. Em Davos, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, expressou o objetivo de regulamentar a reforma tributária em 2024 e destacou a ampla discussão sobre gastos públicos neste ano.

Agenda

Na agenda do dia, destaca-se a divulgação do IBC-Br de novembro às 9h00. Os diretores do Banco Central, Diogo Guillen (Política Econômica), Paulo Picchetti (Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos) e Renato Dias Gomes (Organização do Sistema Financeiro e Resolução), conduzirão quatro rodadas de reuniões com economistas de mercado ao longo do dia, a partir das 9h00.

Enquanto isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em viagem pelos Estados do Nordeste, no Ceará, para participar da cerimônia de assinatura do decreto que estabelece o Campus Avançado do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em Fortaleza, às 13h30. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, terá uma reunião com o CEO da America GWM, James Yang, às 15h00, para discutir os planos de investimentos da empresa automotiva.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No cenário internacional, a Universidade de Michigan divulgará a leitura preliminar das expectativas de inflação nos Estados Unidos em janeiro, juntamente com o índice de sentimento do consumidor, ambos às 12h00. No mesmo horário, serão divulgadas as vendas de moradias usadas em dezembro no país. Além disso, o vice-presidente de supervisão do Fed, Michael Barr, participará de um evento às 15h00, enquanto a presidente do Fed de San Francisco, Mary Daly, estará em outro evento às 18h15.

Web Stories

Ver tudo
<
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
>