A atenção desta quinta-feira (22) está voltada para questões externas, principalmente para eventos como a divulgação da ata mais recente da reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), os dados de inflação na zona do euro e os Índices de Gerentes de Compras (PMIs) tanto nos Estados Unidos quanto na Europa.
No Brasil, os investidores estarão atentos ao relatório Focus e aos dados de arrecadação federal de janeiro, além da cerimônia de posse de Flávio Dino como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Posteriormente, Lula se encontrará com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e outros líderes para discutir a agenda econômica. Também está prevista a divulgação do balanço da Vale (VALE3), podendo haver uma reunião do conselho para discutir a sucessão na empresa.
O desempenho do Ibovespa é influenciado pelo apetite por risco externo e pela alta do petróleo, impulsionando as ações da Petrobras (PETR3;PETR4), enquanto os papéis da Vale enfrentam pressão devido à queda do minério de ferro em Dalian, na China, em meio às expectativas pelo balanço trimestral da mineradora. Além disso, o mercado está atento aos resultados financeiros de empresas como Assaí e aos dados de arrecadação. Espera-se que a receita do governo com impostos e contribuições federais tenha atingido R$ 277,0 bilhões em janeiro, impulsionada pelos recolhimentos previdenciários e pela tributação de fundos exclusivos. O recuo nos rendimentos dos Treasuries (títulos de dívidas emitidos pelo governo norte-americano) e do dólar pode aliviar os ajustes na curva de juros e no mercado de câmbio.
Quanto à agenda econômica no Congresso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, indicou que o governo deve acatar a proposta do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, de dividir os conteúdos da medida provisória (MP) que propôs a reoneração gradual da folha de pagamento em projeto de lei com urgência constitucional para temas já tratados pelo Legislativo.
Haddad também mencionou ter discutido com o presidente da Câmara, Arthur Lira, sobre a controvérsia em torno dos valores do programa Perse e solicitou mais prazo para apresentar os dados, considerando o recente término da paralisação dos auditores-fiscais. Pacheco, em entrevista coletiva, afirmou que uma solução política foi alcançada e que o governo não tratará da reoneração por meio de MP.
Agenda desta terça-feira
No cenário internacional, a ata do BCE será divulgada às 9h30, enquanto nos Estados Unidos, os destaques incluem os pedidos semanais de auxílio-desemprego às 10h30, juntamente com os PMIs preliminares composto, de serviços e industrial de fevereiro às 11h45. Além disso, estão programadas participações de dirigentes do Federal Reserve em eventos, incluindo o vice-presidente Philip Jefferson às 12h, Patrick Harker, da Filadélfia, às 16h, a diretora Lisa Cook às 19h, Neel Kashkari, de Minneapolis, também às 19h, e o diretor Christopher Waller às 21h35.
No cenário nacional, o relatório Focus será divulgado às 8h30, seguido pelos dados de arrecadação do governo federal em janeiro às 10h30, com uma entrevista coletiva marcada para as 11 horas. No mesmo horário, o Tesouro Nacional realizará leilões de venda de LTN e NTN-F. O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, estará presente em um evento da Câmara Espanhola, em São Paulo, às 9 horas. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem agendada uma reunião com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, às 11 horas, seguida pela sua participação na posse de Flávio Dino no STF, às 16 horas.