No mês, os ganhos chegam agora a 5%, com perdas no ano a 14,10%. Na semana, o desempenho do Ibovespa (+1,90%) supera até aqui o do melhor índice de NY no período, o Nasdaq (+1,63%).
Novas declarações de autoridades americanas contribuíram para deixar Wall Street no vermelho nesta quarta-feira, pelo segundo dia. O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, disse que entendimento sobre novo pacote fiscal permanece distante, e difícil de alcançar antes da eleição de novembro, enquanto o presidente Donald Trump voltou a responsabilizar os adversários pela falta de avanço. “Os democratas apenas querem dinheiro para socorrer estados governados por eles”, reiterou Trump.
Com as declarações, e a piora do humor em NY, o Ibovespa oscilou para baixo dos 99 mil pontos, mas não demorou muito para recuperar a marca. O sentimento no exterior também se deteriorou com a adoção de novas restrições, como toque de recolher em cidades da França, em meio à segunda onda de Covid-19 na Europa.
A relativa tranquilidade no cenário doméstico, sem novos ruídos na política e na condução do fiscal, contribui para que os investidores voltem a mostrar algum apetite por ações, com definições essenciais, como o renda Cidadã, tendo sido adiadas para depois das eleições municipais. Assim, em alta pelo segundo dia, o Ibovespa manteve hoje o maior nível de fechamento desde 17 de setembro (100.097,83 pontos).
“Pelo lado dos fundamentos, os últimos dados sobre varejo e serviços contribuem para firmar percepção de uma retomada melhor do que se antevia, o que é reforçado pela flexibilização das medidas restritivas nos estados. Os dados contribuem também para uma boa expectativa para os balanços do terceiro trimestre, que começam a chegar amanhã, com CSN”, diz Luiz Roberto Monteiro, operador da mesa institucional da Renascença.
Nesta sessão, as maiores perdas ficaram com o setor de varejo: Hering (HGTX3), Lojas Americanas (LAME4) e Lojas Renner (LREN3). Confira o que influenciou o desempenho dos três papéis.
Hering (HGTX3): -2,22%
Lojas Americanas (LAME4): -1,98%
Lojas Renner (LREN3): -1,78%
Após a forte alta apresentada na véspera, as ações ligadas ao varejo realizaram lucros na sessão de hoje. Cia. Hering ON caiu 2,22%, Lojas Americanas PN, 1,98%, Lojas Renner ON, 1,78%, e Magazine Luiza ON, 1,58%, as quatro maiores desvalorizações no índice.
“O varejo como um todo subiu impulsionado com as perspectivas neste último trimestre, Magalu avançou quase 18% em três dias, então o movimento de realização faz sentido”, comenta Igor Cavaca, da Warren.
A economista Paloma Brum, da Toro Investimentos, lembra também que hoje foi o primeiro dia de negociação das ações de Magazine Luiza após o desdobramento, então houve esse movimento de desmonte de posições por investidores que buscavam lucros de curto prazo.
“Muitos investidores operaram nos últimos dias esperando lucro de curto prazo com o fluxo comprador com a ação mais barata e agora embolsam os ganhos”, explica.
*Com Estadão Conteúdo