O Ibovespa fechou em alta nesta quarta-feira (13), em sessão positiva para as ações de frigoríficos A principal referência da B3 terminou o dia em valorização de 0,26%, aos 128.006,05 pontos, oscilando entre máxima a 128.529,63 pontos e mínima a 127.438,99 pontos.
Leia também
Segundo Rodrigo Cohen, analista CNPI e embaixador da XP Investimentos, o dia foi de agenda esvaziada. “Nossa Bolsa acabou sendo puxada muito por uma questão de realização das últimas quedas, em um dia sem notícias relevantes e agenda vazia de dados econômicos”, afirmou o especialista.
Entre os principais destaques positivos do pregão, estiveram as ações de frigoríficos, como JBS (JBSS3), Marfrig (MRFG3) e Minerva (BEEF3). O movimento de alta para o setor ocorreu após o Ministério da Agricultura e Pecuária informar, na terça-feira (12), que mais 38 plantas frigoríficas brasileiras foram habilitadas para vender carnes à China. Conforme documento obtido pelo Broadcast Agro, a JBS lidera a lista de unidades aprovadas para exportação à segunda maior economia do mundo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Quem também contribuiu para a valorização do Ibovespa nesta quarta, foram os papéis da Vale (VALE3), de maior peso para a composição do índice. Após iniciarem o dia em queda, as ações da mineradora passaram a subir impulsionadas pela notícia de que a China se comprometeu a atender as necessidades financeiras do setor imobiliário, conforme informações do jornal chinês Diário do Povo.
Também de grande peso para o Ibovespa, os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) seguiram movimento contrário e apagaram parte dos ganhos obtidos na véspera. Circula no mercado a possibilidade de que a estatal crie um fundo para receber dividendos extraordinários com foco em investimentos, conforme apuração do Broadcast.
Entre as maiores perdas do Ibovespa, estiveram os papéis do Pão de Açúcar (PCAR3). A precificação da nova emissão de ações da empresa ocorrerá nesta quarta-feira (13), em operação coordenada pelo Banco Itaú BBA (líder; ITUB4), BTG Pactual (BPAC11), Bradesco BBI, JP Morgan e Santander (SANB11).
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.