O Ibovespa opera em queda nesta quarta-feira (10), acompanhando os índices acionários americanos, que recuam após a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. Às 14h27, a principal referência da B3 cede 1,03%, aos 128.546,34 pontos, oscilando entre máxima a 129.871,64 pontos e mínima a 128.044,58 pontos.
Leia também
Em março, o CPI americano subiu 0,4% na comparação com fevereiro, segundo dados com ajustes sazonais publicados pelo Departamento do Trabalho nesta quarta. O resultado superou a mediana de analistas consultados pela pesquisa Projeções Broadcast, que previa alta de 0,3%. Com o indicador vindo mais forte do que o esperado pelo mercado, as Bolsas de Nova York opera em queda. Nasdaq recua 1,17%, enquanto Dow Jones e S&P 500 sofrem perdas de 1,36% e 1,22%, respectivamente.
Já no Brasil foi divulgado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março, que ficou em 0,16%, 0,67 ponto percentual abaixo da taxa de fevereiro (0,83%). Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, seis tiveram alta no mês. Tanto a maior variação, de 0,53%, quanto o maior impacto para o índice, de 0,11 ponto percentual, vieram do grupo de alimentação e bebidas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na Bolsa brasileira, quem lidera as perdas da sessão são as ações da Azul (AZUL4), em desvalorização de 6,13%. Ao Broadcast, Julia Monteiro, analista da MyCap, explicou que, além da queda de 9,14% no preço das passagens aéreas em março, conforme reportado pelo IPCA, a abertura da curva de juros também penaliza os papéis da empresa, já que afeta o poder de compra e a confiança do consumidor.
Do lado contrário, os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) figuram entre as principais altas do Ibovespa, ignorando o movimento de baixa do petróleo. O mercado segue à espera de notícias sobre dividendos extras e sobre possíveis mudanças no comando da estatal. Cotado para substituir Jean Paul Prates na presidência da empresa, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, esquivou-se de responder a jornalistas sobre a questão nesta quarta.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade