- O consumo de bebidas cresceu durante a pandemia. A comercialização de vinhos no Brasil, por exemplo, atingiu 313,3 milhões de litros entre janeiro e agosto deste ano, um avanço de 37% na comparação com o mesmo período de 2019
- Felipe Galtaroça, CEO da Ideal Consulting, ressalta que a Black Friday passou a ser um período muito importante também para o setor. Contudo, ele avalia que o período será de desafio para o mercado da bebida
- Além da data e origem das safras, é possível se atentar a outros processos que dizem muito sobre a qualidade dos vinhos. Segundo Marcelo Abrileri, fundador da Eniwine, a passagem do vinho em barrica de carvalho é um ponto de destaque para o consumidor ter no radar
(Isaac de de Oliveira e Valéria Bretas) – Faltam apenas três semanas para uma das datas mais aguardadas do ano quando o assunto é compra com economia: a Black Friday. Previsto para a sexta-feira de 27 de novembro, o dia é marcado por ofertas e super descontos em produtos e serviços. Com o forte avanço do comércio eletrônico, as expectativas são altas para as transações on-line em 2020.
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O Google já mostrou que o volume de buscas deste ano por campeões de venda da Black Friday já supera marcas do ano passado. Uma pesquisa da Social Miner, empresa que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar sites a otimizarem seus resultados, mostrou que 48% dos consumidores pretendem aproveitar as ofertas neste ano.
Assim como o uso do e-commerce foi acelerado na crise, o consumo de bebidas também cresceu durante a quarentena. Entre janeiro e junho de 2020, por exemplo, houve crescimento de 12% nas vendas de vinhos e espumantes, em comparação ao mesmo período do ano passado.
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A Ideal Consulting, empresa de inteligência de mercado especializada em alimentos e bebidas, também registrou que o abastecimento de vinhos no Brasil atingiu 313,3 milhões de litros entre janeiro e agosto deste ano, um avanço de 37% na comparação com o mesmo período de 2019.
Felipe Galtaroça, CEO da Ideal Consulting, ressalta que a Black Friday se tornou um período muito importante para o setor. Contudo, ele avalia que o período será de desafio para o mercado de vinhos.
“Como estamos em um ano muito atípico, não devemos ter um crescimento tão forte de abastecimento porque este já foi muito acelerado durante a quarentena”, diz Galtaroça. “Houve um crescimento do consumo com as pessoas em casa e o desafio do mercado é sustentar parte desse consumo, agora com a retomada da rotina das pessoas”, completa.
Ainda assim, os players desse segmento deverão apresentar suas promoções neste período. Aos novos e antigos amantes da bebida, vale o cuidado de se atentar para não cair em pegadinhas antes de fechar o carrinho de compras.
4 dicas para não cair em ciladas
1) Data de validade próxima de expirar
Não é incomum encontrar vinhos que estão próximos da data de consumo ou que até já passaram da data de validade. Principalmente em eventos com descontos altos. “Há um risco muito grande pegar um vinho que não está no seu melhor momento e que já perdeu suas melhores características, tanto de aroma como no paladar”, diz Marcelo Abrileri, fundador da Eniwine.
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A dica, portanto, é descobrir a se a data já passou ou se está próxima do vencimento antes de efetuar a compra. “Se já passou, o vinho perde muito do seu valor e o que pode parecer um descontão de Black Friday, na verdade, é apenas o valor do vinho desvalorizado.”
2) Aumento de preço de última hora
O consumidor precisar ficar atento em todas as etapas de uma compra na internet. Alguns fraudadores de sites acabam mudando o preço final do produto no último instante e você pode ter uma boa dor de cabeça para resolver o problema. Antes de fazer o pagamento, dê uma última checada nos valores.
3) Vinho de baixa qualidade
O sommelier do Miolo Wine Group, Lourenço Pedrotti, destaca que o deslumbre das ofertas está relacionado à encontrar vinhos que são habitualmente consumidos no dia a dia, mas por preços mais convidativos.
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Isso significa que comprar marcas já conhecidas, ou rótulos que você já consumiu antes, é um bom jeito de acertar na compra. “Achar uma oferta do mesmo produto que eu já tomo significa saber que fez uma excelente compra. Portanto, fuja de rótulos desconhecidos, que podem ser de empresas oportunistas que se aproveitam da semana de grandes descontos”, diz.
4) Descontos absurdos
Não existe preço mágico quando o assunto é qualidade. Abrileri alerta que em vinhos não há apenas os custos de produção e transporte, mas há também os impostos embutidos nos valores. Na dúvida, o consumidor deve desconfiar de ofertas absurdas.
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Como não errar na escolha do vinho
É natural ter dificuldade para escolher um bom vinho, principalmente pelo volume de rótulos, uvas, produtores e garrafas de diversos países. Com as ofertas saltando aos olhos, a tarefa de montar um carrinho de compras com qualidade pode se tornar ainda mais desafiadora.
Apesar do gosto da bebida ser algo particular, existem algumas simples sacadas que podem te ajudar na jornada de conhecimento sobre vinhos.
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Segundo Abrileri, da Eniwine, identificar na descrição do site se o vinho teve passagem em barrica de carvalho é um ponto de destaque para o consumidor manter no radar. “Esse processo costuma ser feito apenas com vinhos que valem a pena, ou seja, é mais fácil acertar com uma bebida que passou por barrica e pode ter sido produzido com uvas melhores e sob um processo mais criterioso”, diz.
É normal encontrar nas descrições de um vinho, seja branco ou tinto, termos como “taninos”. Em termos práticos, os taninos são alguns compostos encontrados em sementes, cascas e caules. Quando extraídos e incorporados nas etapas de produção das bebidas, o elemento atribui diferentes sabores e a sensação de adstringência ao paladar (o efeito de “amarrar a boca”). E ao passar por barrica, a bebida ganha mais taninos. Portanto, procurar vinhos com essa característica aumenta a probabilidade de encontrar um rótulo mais amadurecido e com sabores ‘arredondados’.
Pedrotti, do Wine Group, reforça que o bom vinho depende do gosto do cliente e quanto ele está disposto a investir na garrafa, mas faz um alerta: “Não é hábito encontrar a safra dos vinhos comerciais em loja on-line. Algumas ofertas especiais estão atreladas a safras velhas, que nem sempre valorizam esses vinhos. Comprar de vinícolas conhecidas é uma aposta para receber um produto mais ‘fresco”, diz.
Para vinhos brancos e rosés, a dica de Pedrotti é por rótulos jovens, que apresentam acidez marcante, com notas florais e de frutas de polpa amarela. Nos espumantes, ele recomenda notas com toque de amêndoas. “Aos tintos, procure vinhos com passagem de 12 meses por barris de carvalho, que tenham sofrido poucas intervenções ao longo do processo”, diz.