O que abre e fecha no próximo feriado? Foto: Werther Santana/Estadão
O Corpus Christi será comemorado em 30 de maio neste ano. O feriado não tem uma data fixa e varia de acordo com a Páscoa e o Carnaval. Apesar de não compor a lista de feriados nacionais, o Corpus Christi é instituído por lei municipal em 14 capitais brasileiras, entre elas São Paulo (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT) e Belém (PA).
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estabeleceu feriado bancário no dia 30 de junho de 2024. Portanto, agências não farão atendimento presencial nesta data. Carnês e contas (água, luz, telefone) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia seguinte. A Febraban orienta os clientes a utilizarem canais digitais para a realização de transferências nos dias em que não houver expediente nas agências.
Tampouco a Bolsa de Valores brasileira vai operar no feriado de Corpus Christi. Assim, não serão realizadas negociações nos mercados de renda fixa, renda variável, exchange-traded fund (ETF), derivativos ou de qualquer outra natureza. O mesmo vale para o Tesouro Direto.
Agências dos Correios também não trabalham no dia 30 de maio deste ano. Já para o comércio, o funcionamento de lojas e shoppings é facultativo, seguindo a regra que se aplica para o trabalho aos domingos. Todos os segmentos mencionados retomam suas atividades normalmente na sexta-feira (31), dia seguinte ao feriado.
Nos municípios em que o Corpus Christi é considerado ponto facultativo, os órgãos públicos não funcionam. Já o setor privado pode (ou não) aderir à data, e os trabalhadores dessas empresas estão sujeitos a eventuais acordos coletivos (ou de forma direta) com seus patrões.