Ainda que não seja publicado quem recebe e quando, a consulta ao primeiro lote está disponível no site oficial da Receita desde a última quinta-feira (23). Neste ano, o critério de prioridades ficou estabelecido da seguinte forma:
- idosos acima de 80 anos
- contribuintes entre 60 e 79 anos
- contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
- contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
- contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a Declaração Pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.
Além disso, o Fisco colocou no rol dos prioritários todos os moradores das áreas afetadas pela crise climática no Rio Grande do Sul (RS). Serão restituídos mais de 886 mil contribuintes gaúchos neste lote, totalizando mais de R$ 1 bilhão ao Estado que há um mês se encontra em calamidade pública.
Do montante total restituído neste lote, R$ 8,8 milhões serão destinados a quem tem prioridade. O restante do valor segue o critério da data de entrega: quem enviou primeiro, recebe antes.
Para além deste lote, estão previstos outros quatro, sendo o último deles no mês de setembro. Confira as datas estabelecidas pela Receita para o pagamento das próximas restituições do IR 2024:
- 1° lote: 31 de maio;
- 2° lote: 28 de junho;
- 3° lote: 31 de julho;
- 4° lote: 30 de agosto;
- 5° lote: 30 de setembro.
Vale lembrar ao contribuinte que acompanhar o status da restituição no portal da Receita Federal é importante não só para saber quando vai receber, mas para tomar conhecimento de eventuais pendências (ou ainda verificar se não caiu na malha fina).