A Receita Federal deve abrir na sexta-feira (21) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda (IR) 2024, que será pago em 28 de junho. A informação poderá ser consultada a partir das 10h no site do próprio órgão. Basta acessar esta página e informar CPF, data de nascimento e o ano correspondente à declaração.
Leia também
Na frente da lista para receber o dinheiro estão:
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos entre 60 e 79 anos;
- Contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via Pix.
Por conta da tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul, a Receita também incluiu os gaúchos no grupo prioritário para receber a restituição do IR 2024. Só no primeiro lote, foram restituídas 886.260 declarações de moradores do Estado, totalizando mais de R$ 1 bilhão.
A Receita ainda não disponibilizou informações sobre a quantidade de contribuintes que serão contemplados com a restituição no segundo lote. Está disponível, por outro lado, um painel com os resultados de cada grupo. Nas tabelas, é possível ver as datas de crédito dos lotes, assim como o número de pessoas incluídas em cada um deles e as porcentagens dos cidadãos que fizeram parte ou não das prioridades legais.
Como funciona o pagamento da restituição?
O dinheiro da restituição cai na conta informada pelo contribuinte na entrega da declaração ou na chave Pix indicada. Se o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Se o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá fazer a solicitação do dinheiro pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos e indo na aba “Meu Imposto de Renda”. Por fim, basta clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Calendário dos próximos lotes de restituição
O pagamento do primeiro lote de restituição foi feito no dia 31 de maio. Já os demais lotes serão repassados até o final de setembro, de acordo com o cronograma abaixo:
- Segundo lote: 28 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 30 de agosto;
- Quinto lote: 30 de setembro.
Uma semana antes do pagamento da restituição, a Receita libera a consulta ao lote correspondente em sua página. Quando o contribuinte ainda não estiver apto a receber o dinheiro, a seguinte mensagem aparecerá na tela: “Esta declaração se encontra em Fila de Restituição aguardando a disponibilidade do crédito da restituição no banco”. Nesse caso, o recurso será liberado apenas nos próximos lotes.