Vídeos

Abertura de Mercado: Questões técnicas limitam desempenho global

Os principais fatos e acontecimentos que vão impactar o Ibovespa nesta sexta-feira (21)

O início do verão no hemisfério norte é marcado por ajustes levemente negativos nos principais mercados, embora o movimento pareça envolver diversos componentes técnicos – lembrando que a recuperação impulsionada pela Inteligência Artificial (IA) perdeu força nos últimos dias e nesta sexta-feira (21) acontecerá um vencimento triplo de derivativos em Nova York (cerca de US$ 5,5 trilhões devem expirar no chamado triple witching – quando contratos de derivativos ligados a ações, opções sobre índices e futuros vencem). Diante disso, o que se vê são bolsas em queda na Europa e índices futuros apontando para a mesma direção para os mercados americanos.

Fora deste ambiente acionário, os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) recuam, o dólar opera de lado, os contratos futuros do petróleo rumam para o segundo ganho semanal consecutivo, após a surpreendente queda nos níveis de estoques americanos, juntamente com sinais de demanda aquecida, enquanto os preços futuros do minério de ferro encerraram a quarta semana de perdas, ainda refletindo preocupações de que a crise imobiliária da China prejudique a demanda, num momento em que a oferta global das minas do produto parece crescer.

Esse ambiente não é o mais propício para a continuidade do movimento de correção dos ativos locais visto timidamente na quinta-feira (20) – sem mencionar o vencimento de opções sobre ações por aqui também, o que pode adicionar mais volatilidade aos negócios.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O grande destaque, no cenário corporativo, deve ser a análise do prospecto da oferta de ações da Sabesp (SBSP3), que deve ser publicado nesta sexta-feira – o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por exemplo, viaja neste fim de semana para os Estados Unidos e Europa para apresentar a investidores e fundos de investimento o projeto de privatização da estatal de saneamento.

Agenda econômica

Brasil: A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga a Sondagem Indústria da Construção do mês de junho (10h). Entre os eventos, a Anatel realiza entrevista coletiva de imprensa online sobre as medidas para combate à comercialização de equipamentos não homologados (12h), o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reúne-se com o CEO da Braskem (BRKM5), Roberto Bischoff (10h) e com o vice-presidente sênior do Kwai (Kuaishou Technology), Cheng Ji (15h).

Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa do encerramento da 10ª edição da Caravana Federativa, no Piauí (11h30) e, depois, segue para São Luís, no Maranhão, onde anuncia a implantação de corredor de transporte público e do polo receptor de energias renováveis de Graça Aranha (15h).

EUA: Os índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto, industrial e de serviços preliminares de junho serão publicados ainda pela manhã (10h45), seguidos pelos dados de vendas de moradias usadas em maio (11h) e o relatório de poços de petróleo em operação no país (14h).

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.