Publicidade

Mercado

Mercado hoje: reforma tributária e mais 3 assuntos para ficar informado antes de investir nesta sexta-feira

Dados de inflação nos EUA trazem expectativas pelo início de corte de juros no país; confira a agenda do dia

Mercado hoje: reforma tributária e mais 3 assuntos para ficar informado antes de investir nesta sexta-feira
(Foto: Adobe Stock)

A agenda econômica desta sexta-feira (12) traz uma entrevista com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, em São Paulo. No mercado hoje, há também a divulgação da pesquisa de serviços e o Prisma Fiscal, boletim com as previsões do mercado para os principais indicadores fiscais.

Na agenda internacional, as atenções estão voltadas para o índice de preços ao produtor (PPI) dos Estados Unidos e o índice de sentimento do consumidor de julho da Universidade de Michigan. A expectativa para o PPI é de alta de 0,1% em junho, após queda de 0,2% em maio. Ainda são aguardados os balanços dos bancos Citigroup (CTGP34), JPMorgan (JPMC34) e Wells Fargo (WFCO34).

Confira os 4 destaques do mercado hoje

Bolsas internacionais

Os futuros de Nova York operam em estabilidade, enquanto as bolsas europeias sobem, refletindo o otimismo diante de uma maior possibilidade de cortes de juros nos Estados Unidos após o índice de preços ao consumidor (CPI) ter mostrado deflação.

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Chicago, Austan Goolsbee, disse na quinta-feira (11) que a economia dos EUA parece estar voltando ao caminho da inflação de 2% e que o CPI foi “excelente” notícia. O CME apontava até três cortes de 25 pontos-base até dezembro.

As eleições americanas também estão no radar, com pressão para que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desista de sua candidatura. Biden confundiu sua vice-presidente, Kamala Harris, com seu adversário político, o republicano Donald Trump, durante uma coletiva de imprensa na última quinta-feira, além de ter chamado o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de Vladimir Putin. Biden, no entanto, insiste que é o mais apto a governar o país.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na China, as exportações tiveram alta de 8,6% em junho ante o mesmo mês do ano passado, superando a expectativa de analistas de um avanço de 8%. Por outro lado, as importações chinesas caíram 2,3% em junho, após um avanço de 1,8% em maio, frustrando as expectativas da FactSet, que estimava um crescimento de 3%.

Reforma tributária

A proposta que regulamenta a reforma tributária foi aprovada pela Câmara dos Deputados na quarta-feira (10). O novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA), por exemplo, não pode ultrapassar 26,5% e ainda ampliou itens da cesta básica com imposto zero, entre outras medidas que afetam toda a cadeia produtiva. A proposta da Reforma terá um período de transição gradual que vai de 2026 até 2033.

Foram 336 votos a favor, 142 contra e duas abstenções na votação da última quarta-feira. O PL e o Novo foram os únicos partidos a rejeitar no plenário a primeira proposta de regulamentação. A Oposição e a Minoria também se posicionaram contra. Os deputados votam agora em cinco destaques (tentativas de alterar o texto-base), antes de a proposta ser enviada ao Senado.

A reforma tem por objetivo simplificar o sistema tributário brasileiro. Com isso, tributos federais, como o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), e o de estados e municípios, como o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Serviços (ISS), serão unificados e substituídos pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Na semana passada, o governo divulgou uma minuta que altera a cobrança do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) do momento da atualização da matrícula para a escritura do contrato de compra e venda do imóvel.

Commodities

A alta de 0,30% do minério de ferro em Dalian e os ganhos do petróleo tendem a ampliar ganhos no Ibovespa, embora o fôlego curto dos futuros em NY seja um fator limitante. A piora das importações chinesas também pode repercutir nas ações.

Mercado brasileiro

Um dado mais fraco tende a tirar pressão dos juros mais curtos, enquanto o dólar em baixa ante várias moedas emergentes pode beneficiar o real e também os juros. Contudo, o avanço dos rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) é um contraponto. O EWZ, principal fundo de índice (ETF) do Brasil negociado em Wall Street, operava estável no pré-mercado por volta das 7h15 (horário local).

Publicidade

Após os números fortes de varejo na quinta-feira (11) – confira detalhes aqui -, a expectativa do mercado hoje é com a pesquisa de serviços, que deve mostrar um recuo de 0,7% em maio na margem, após alta de 0,5% em abril, com dois meses seguidos de expansão, impactados negativamente pelas enchentes no Rio Grande do Sul sobre os serviços de transporte.

*Com informações do Broadcast