• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

De baby boomers a jovens da Z: como diferentes gerações preferem fazer compras?

Levantamento exclusivo da Mosaico indica o cashback como a principal diferença entre os consumidores mais novos e mais velhos

Foto para bio Camila Lutfi
Por Camila Lutfi

23/07/2024 | 8:08 Atualização: 23/07/2024 | 8:10

Veja os hábitos de consumo entre as gerações. Imagem: Adobe Stock.
Veja os hábitos de consumo entre as gerações. Imagem: Adobe Stock.

Ainda que existam grandes diferenças entre gerações de baby boomers (nascidos entre 1945 e 1964), geração X (1965 – 1980), millennials (1981 – 1996) e geração Z (1997 – 2010), seus hábitos de consumo podem trazer algumas semelhanças, o que ajuda a entender possíveis tendências de mercado. Um levantamento da Mosaico, empresa do Banco PAN e Buscapé, mostra que a disputa entre compras em lojas físicas e online é acirrada entre os entrevistados.

Leia mais:
  • Por que a Geração Z está afundando cada vez mais em dívidas
  • O retrato da inadimplência: da Geração Z aos Baby Boomers
  • Golpistas usam famosa marca de TV em pirâmide financeira no PR
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Buscando entender mais sobre as semelhanças e diferenças das gerações, a pesquisa foi realizada com 1.494 participantes de diferentes regiões do País, por meio da plataforma QuestionPro, e disponibilizada de forma exclusiva ao E-Investidor.

Para os millennials e geração Z, por exemplo, a preferência por compras online ou site acontece principalmente pela praticidade, economia no valor final e variedade de produtos. Já as gerações mais velhas preferem compras físicas pelo imediatismo, segurança e experiência. No entanto, quase metade dos entrevistados de todas as gerações consomem produtos em plataformas digitais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Uma curiosidade é o fato do cashback, que é um programa de recompensas para receber de volta determinada quantia após uma compra, se apresentar como a principal distinção entre as gerações. Enquanto apenas 21% dos baby boomers aproveitam a ferramenta, cerca de 70% das outras três gerações já são atraídos pelo benefício.

A comparação de preços em diferentes plataformas antes de adquirir um produto também está em declínio para as gerações mais jovens. De acordo com a pesquisa, essa é uma prática de compra que, apesar de utilizada por todas as gerações, é utilizada por 68% dos baby boomers (68%), enquanto apenas 47%, 42% e 40% das gerações X, millennials e Z, respectivamente, costumam analisar preços.

Por outro lado, o uso de pagamentos digitais para concluir as compras já impacta entre 50% e 55% dos consumidores de todas as idades. O uso de aplicativos específicos também ganha espaço entre os baby boomers (53%) e geração Z (69%).

Já a utilização de cupons é pouco aproveitada por todas as gerações. Sua relevância no momento da compra é de aproximadamente 30% para diferentes idades, e a prática tem sua maior aderência com os millennials (34%).

Publicidade

“A análise dos comportamentos das diferentes gerações e suas preferências nos métodos de compra é extremamente importante para as lojas e os varejistas. A partir delas, é importante que as marcas repensem as estratégias e se adaptem para conquistar o novo consumidor”, avalia Francisco Donato, superintendente executivo da Mosaico no Banco PAN, em nota.

O estudo mostra ainda que a categoria de alimentos e bebidas é a mais adquirida, seguida por produtos de higiene e cuidados pessoais. Em todas as gerações, o preço é o fator que mais infleuncia todas as decisões de compra.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • baby boomers
  • cashback
  • compras
  • compras online
  • Conteúdo E-Investidor
  • geração millenium
  • geração z
  • Millennial
Cotações
26/08/2025 16h15 (delay 15min)
Câmbio
26/08/2025 16h15 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Caso Banco Master leva FGC a limitar CDBs a 120% do CDI; veja como isso afeta a renda fixa

  • 2

    Imposto de Renda 2025: a partir de qual valor é preciso declarar?

  • 3

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 4

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 5

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Já está na hora de adotar um cachorro? Veja como planejar um orçamento familiar incluindo seu pet
Logo E-Investidor
Já está na hora de adotar um cachorro? Veja como planejar um orçamento familiar incluindo seu pet
Imagem principal sobre o Qual o segredo para ganhar na Lotofácil da Independência? Jogadora com diversos prêmios responde
Logo E-Investidor
Qual o segredo para ganhar na Lotofácil da Independência? Jogadora com diversos prêmios responde
Imagem principal sobre o Como ganhar prêmios em dinheiro com suas compras? Entenda a Nota Fiscal Mineira
Logo E-Investidor
Como ganhar prêmios em dinheiro com suas compras? Entenda a Nota Fiscal Mineira
Imagem principal sobre o Quanto custam os bonecos Labubu que dominam as redes sociais?
Logo E-Investidor
Quanto custam os bonecos Labubu que dominam as redes sociais?
Imagem principal sobre o 4 formas de ganhar dinheiro com o TikTok e fazer uma renda extra
Logo E-Investidor
4 formas de ganhar dinheiro com o TikTok e fazer uma renda extra
Imagem principal sobre o Quanto ganha a classe B no Brasil em 2025?
Logo E-Investidor
Quanto ganha a classe B no Brasil em 2025?
Imagem principal sobre o Restituição do Imposto de Renda: veja quem pode sacar no 4º lote de 2025
Logo E-Investidor
Restituição do Imposto de Renda: veja quem pode sacar no 4º lote de 2025
Imagem principal sobre o 6 profissões que permitem se aposentar aos 55 anos com benefício exclusivo
Logo E-Investidor
6 profissões que permitem se aposentar aos 55 anos com benefício exclusivo
Últimas: Comportamento
Tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos eleva aversão a risco de investidores brasileiros
Comportamento
Tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos eleva aversão a risco de investidores brasileiros

Crise ampliou o interesse dos investidores por ativos internacionais e pelo mercado de renda fixa, diz pesquisa da XP

22/08/2025 | 10h58 | Por Daniel Rocha
Aposentadoria em risco: maioria dos brasileiros chega à maturidade sem planejamento financeiro
Comportamento
Aposentadoria em risco: maioria dos brasileiros chega à maturidade sem planejamento financeiro

71% dos entrevistados com mais de 45 anos não têm previdência privada e 32,4% dos não aposentados nunca se planejaram

21/08/2025 | 14h00 | Por Igor Markevich
Moedas mais negociadas em julho: procura do brasileiro por viagem barata e neve coloca surpresa em ranking
Comportamento
Moedas mais negociadas em julho: procura do brasileiro por viagem barata e neve coloca surpresa em ranking

Dólar, no entanto, segue na liderança pelo 10º mês consecutivo, na frente de euro e libra esterlina

14/08/2025 | 13h09 | Por Manuela Miniguini
Esta é a carta que Warren Buffett enviou aos seus gerentes por mais de 25 anos: “Podemos nos dar ao luxo de perder dinheiro, mas não a reputação”
Comportamento
Esta é a carta que Warren Buffett enviou aos seus gerentes por mais de 25 anos: “Podemos nos dar ao luxo de perder dinheiro, mas não a reputação”

Texto circula nas redes sociais, meses antes da aposentadoria do magnata do comando da empresa de US$ 1 trilhão, a Berkshire Hathaway

09/08/2025 | 07h40 | Por Jessica Coacci, da Fortune

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador