- Tesla relatou seu 2º trimestre consecutivo de declínios nas vendas anuais e recebeu análises negativas do mercado
- Porém, analistas da Wedbush Securities apostam na inteligência artificial (IA) como direcionador de crescimento
- O burburinho em torno do mercado de carros elétricos no geral está dito estar diminuindo
A fabricante de veículos elétricos Tesla (TSLA na bolsa americana), do bilionário Elon Musk, relatou seu segundo trimestre consecutivo de declínios nas vendas anuais. No entanto, alguns analistas veem uma luz no fim do túnel para a empresa com a ajuda da inteligência artificial (IA).
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Em seu relatório de ganhos do segundo trimestre, divulgado na última terça-feira (23), a Tesla revelou que a lucratividade trimestral da venda de veículos elétricos caiu para o seu menor nível em cinco anos. Enquanto isso, a empresa gerou 7% menos receita comparada ao mesmo período do ano passado. Os números levaram as ações da Tesla a caírem cerca de 11% nas negociações da manhã do dia seguinte.
As operações automotivas ficaram um pouco abaixo das projeções do Bank of America (BofA) tanto no topo quanto no nível de margem. Enquanto isso, energia e serviços estavam em grande parte alinhados com as estimativas do banco americano. “Reiteramos nossa classificação de compra para a TSLA, que ainda tem uma série de catalisadores pela frente que poderiam ajudar a impulsionar a ação, incluindo o Dia do Robotaxi em outubro, possível licenciamento do FSD (piloto automático), lançamentos de novos produtos e realização de economias de custos,” escreveu o analista de pesquisa do BofA, John Murphy, em uma nota de quarta-feira (24) para investidores.
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No entanto, a Tesla relatou um lucro por ação (EPS, na sigla em inglês) não-GAAP de US$ 0,52 para o segundo trimestre, que ficou abaixo da estimativa do BofA de US$ 0,70 e da aposta de consenso de US$ 0,60. A diferença em relação à previsão do BofA foi em grande parte impulsionada por US$ 622 milhões em encargos de reestruturação, disse Murphy. A sigla GAAP se refere princípios contábeis utilizados para comparar empresas.
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Christiaan Hetzner, da Fortune, também relata que quase metade dos US$ 1,89 bilhão que a Tesla obteve antes de impostos, provenientes da venda de créditos regulatórios de dióxido de carbono (CO2), poderia estar em risco caso o ex-presidente republicano Donald Trump seja reeleito.
Em uma nota para investidores na manhã de quarta-feira, analistas da gestora Wedbush Securities disseram que o debate entre otimistas e pessimistas sobre a Tesla “continuará” à medida que a empresa apresentasse resultados mistos. Mas as métricas de demanda por carro elétrico estão mostrando sinais de impulso para o segundo semestre do ano. “O turno positivo começou para a Tesla e os pessimistas continuarão a não ver o panorama geral nessa”, disse Dan Ives, sócio-gerente da Wedbush Securities, à Fortune.
Como a Tesla vai usar a IA na sua estratégia
Os analistas da Wedbush disseram que não estavam “esperando grandes espetáculos da Tesla neste trimestre.” E embora a fraqueza da margem esteja pesando sobre a ação, a empresa tem uma nova história de crescimento para contar. “A Tesla é verdadeiramente uma jogada de IA e robótica e essa é a avaliação de mais de US$ 1 trilhão que vemos,” disse Ives.
O robotaxi é o começo da história de inteligência artificial, segundo a Wedbush. O CEO da montadora de carros elétricos, Elon Musk, adiou a apresentação planejada do protótipo do robotaxi da empresa de agosto para 10 de outubro para fazer alterações para melhorar o veículo, ele disse aos analistas na teleconferência de resultados. Musk afirmou que esperava lançamentos possivelmente até o final do ano — embora a Wedbush acredite que será mais tarde. “Acreditamos que o próximo ano é um prazo mais realista, dependendo do caminho regulatório à frente”, disse o CEO da Tesla.
Os analistas também estão acompanhando de perto o progresso dos planos da Tesla de construir veículos elétricos abaixo de US$ 30 mil, o que será chave para impulsionar grandes volumes para a história da Tesla nos próximos anos, disseram os analistas. A Wedbush reiterou uma classificação de desempenho superior (equivalente a compra) e um preço-alvo de US$ 300.
O burburinho em torno do mercado de carros elétricos no geral está dito estar diminuindo. “O sentimento negativo sobre veículos elétricos vai persistir em 2024, mas a Tesla é verdadeiramente uma jogada de IA e robótica,” disse Ives.
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Esta história foi originalmente publicada em Fortune.com
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