Mercado

Bolsa do Japão tem maior queda desde 2020; moeda japonesa também cai

Movimentos são influenciados pelo cortes na taxa de juros do país asiático, na última quarta-feira (31)

Bolsa do Japão tem maior queda desde 2020; moeda japonesa também cai
Decisão de juros do Banco do Japão (BoJ) deve movimentar o câmbio. Foto: Envato Elements

Os negócios do mercado de capitais no Japão não encerraram a semana nada bem, com a bolsa e o iene,  moeda japonesa, em baixa. A bolsa de Tóquio fechou em queda de 5,8% nesta sexta-feira (2), chegando aos 35.909,70 pontos e atingindo o pior desempenho diário desde a sequência de tombos provocada pela pandemia da Covid-19, em março de 2020.

O movimento de queda observado no Japão foi influenciado por sinais de enfraquecimento da economia dos Estados Unidos. Os principais índices acionários do país norte-americano também já haviam registrado perdas no dia anterior.

Os papéis do Mitsubishi UFJ Financial Group despencaram 11,2%, as do SoftBank Group recuaram 7,7% e as da Sony caíram 6,6% hoje, de acordo com números divulgados pelas agências de notícias especializadas Dow Jones Newswires e Associated Press.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O aumento na taxa de juros do país asiático, na última quarta-feira (31), também impactou negativamente os papéis das companhias japonesas. De forma momentânea, houve valorização do iene; com a moeda mais forte, os lucros em operações internacionais tendem a ser menores para as companhias locais.

No entanto, em relação ao dólar, a moeda japonesa registra desvalorização de 4,65%, nesta sexta-feira. A divisa norte-americana era negociada a ¥ 146,98, às 11h35.

*Com informações do Broadcast