• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Reação de mercado por temor de recessão nos EUA é exagerada, diz CEO do Bradesco

A fala de Marcelo Noronha é referente a queda de 12,40% no índice de ações do Japão, o Nikkei

Bruno Andrade é repórter do E-Investidor
Por Bruno Andrade

05/08/2024 | 10:16 Atualização: 05/08/2024 | 10:55

Marcelo Noronha, CEO do Bradesco (Foto: Rafael Arbex / ESTADAO)
Marcelo Noronha, CEO do Bradesco (Foto: Rafael Arbex / ESTADAO)

Em coletiva de imprensa com jornalistas na manhã desta segunda-feira (5), o CEO do Bradesco (BBDC4), Marcelo Noronha, classificou a reação do mercado asiático a uma provável recessão econômica nos EUA como algo absolutamente ‘extremado’. A fala é referente a queda de 12,40% do principal índice de ações do Japão, o Nikkei, que encerrou o pregão desta segunda-feira (5) a 31.458,42 pontos, cravando a maior queda diária desde 1987.

Leia mais:
  • Semana decisiva para elétricas: veja o que esperar de dividendos e lucros nos balanços
  • Ter seguro de vida é uma boa estratégia para fugir de impostos?
  • “Taxa das blusinhas”: golpistas aplicam fraudes usando imposto
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Havia dúvidas [em relação ao] corte de juros nos EUA, porque a atividade estava colossal. A economia americana está bobando. Eu acho a reação de hoje absolutamente extremada. A gente vai ver o mercado caindo em cadeia, mas vejo a reação como algo extremado”, disse Noronha. Em meio ao pregão de hoje, o Nikkei apagou integralmente os ganhos conquistados em 2024 e entrou em território baixista, ao acumular queda de 25% desde a máxima histórica que havia atingido em julho.

No fim da semana passada, o mercado passou a precificar uma possibilidade de recessão nos EUA após dados do mercado de trabalho virem abaixo do esperado. A economia dos Estados Unidos criou 114 mil empregos em julho, em termos líquidos, segundo relatório publicado na última sexta-feira pelo Departamento do Trabalho do país. O resultado ficou abaixo do piso das expectativas de analistas consultados pelo Broadcast, que variavam de 135 mil a 225 mil vagas, com mediana de 180 mil.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O relatório, conhecido como payroll, mostrou também que a taxa de desemprego dos EUA aumentou para 4,3% em julho, ante 4,1% em junho. A previsão era de que a taxa permaneceria em 4,1% no mês passado. Na visão de Noronha, a chance de recessão na economia americana é baixa.

Quais são as expectativas do CEO do Bradesco para a recessão econômica nos EUA?

Noronha comenta que o país está com uma atividade econômica colossal. Entretanto, ele comenta que as chances de corte de juros cresceram e que isso pode beneficiar o Brasil. “Não vejo que o corte de juros pelo Fed deve fazer com o que o Brasil corte juros. Na verdade, a redução da taxa de juros dos EUA tende a fazer com que o Brasil não precise subir juros, o que para nós significa que a taxa deve ficar constante e encerrar 2024 no patamar atual de 10,50%”, aponta Noronha.

Segundo dados do CME Group, 98,5% do mercado precifica um corte no fed funds, taxa de juros dos EUA, de 0,50 ponto porcentual, indo de 5,25% a 5,50% para 4,75% a 5%. A um mês atrás apenas 5% do mercado esperava esse corte. Para última reunião do ano, o consenso do dia 5 de julho apontava para o fed funds entre 4,75% e 5%. Hoje o mercado estima a taxa entre 4% e 4,25%.

O CEO da instituição financeira comenta ainda que enxerga uma desaceleração da economia brasileira para o próximo ano devido a esse juros elevado.

“Estimamos um PIB de 2,03% em 2024 e um PIB um pouco menor no ano que vem, mas crescendo, não que a gente vai entrar em recessão. Do nosso lado, se tivermos que fazer qualquer mudança de rumo, podemos fazer, olhamos isso todo dia”, explica no Noronha, após avaliar que a taxa de desemprego está em uma patamar baixo e positivo para o Brasil. Para mais informações sobre a possível recessão econômica nos EUA, clique aqui.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ações
  • Bancos
  • bbdc4
  • Bradesco
  • Bradesco (BBDC4)
  • EUA
  • Mercados
Cotações
03/11/2025 10h22 (delay 15min)
Câmbio
03/11/2025 10h22 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    O tempo em que a Bolsa falava (muito) alto — e com gestos: as incríveis histórias de 110 anos do pregão viva-voz

  • 2

    Trabalho remoto funciona, diz pesquisa: 83% das empresas relatam alta produtividade e a maioria sem monitorar funcionários

  • 3

    Balanço do 3T25 aumenta chances de dividendos extraordinários da Vale, dizem analistas

  • 4

    Ibovespa reage e fecha outubro nas máximas do ano. Veja as melhores ações e as perspectivas para novembro

  • 5

    Ibovespa fecha semana acima dos 149 mil pontos; Usiminas (USIM5) é principal destaque

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Cartão INSS: como recuperar valores devolvidos
Logo E-Investidor
Cartão INSS: como recuperar valores devolvidos
Imagem principal sobre o Saldo do FGTS: saiba como usar valor para reduzir a dívida com um imóvel
Logo E-Investidor
Saldo do FGTS: saiba como usar valor para reduzir a dívida com um imóvel
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: qual é o valor do prêmio?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: qual é o valor do prêmio?
Imagem principal sobre o 4 maneiras de retirar o botijão pelo programa Gás do Povo
Logo E-Investidor
4 maneiras de retirar o botijão pelo programa Gás do Povo
Imagem principal sobre o Como funciona o saque por representante legal do cartão previdenciário “INSS”?
Logo E-Investidor
Como funciona o saque por representante legal do cartão previdenciário “INSS”?
Imagem principal sobre o Gás do Povo: veja o que está incluso no programa
Logo E-Investidor
Gás do Povo: veja o que está incluso no programa
Imagem principal sobre o Qual o prazo para sacar o benefício com o cartão do INSS?
Logo E-Investidor
Qual o prazo para sacar o benefício com o cartão do INSS?
Imagem principal sobre o Pix: veja como se proteger do golpe do WhatsApp
Logo E-Investidor
Pix: veja como se proteger do golpe do WhatsApp
Últimas: Tempo Real
Petrobras (PETR3; PETR4) aprova novo Programa de Desligamento Voluntário; saiba mais
Tempo Real
Petrobras (PETR3; PETR4) aprova novo Programa de Desligamento Voluntário; saiba mais

O público-alvo da estatal é de aproximadamente 1.100 empregados; os desligamentos deverão ocorrer ao longo de 2026

03/11/2025 | 09h56 | Por Beth Moreira
Receita exigirá identificação de cotistas finais em todos os fundos de investimento; veja como vai funcionar
Tempo Real
Receita exigirá identificação de cotistas finais em todos os fundos de investimento; veja como vai funcionar

Medida pretende combater lavagem de dinheiro e esquemas criminosos

03/11/2025 | 09h34 | Por Wellton Máximo, da Agência Brasil
Ibovespa futuro sugere ganhos com Focus e expectativa por Copom e balanços de Petrobras (PETR4) e Itaú (ITUB4)
Tempo Real
Ibovespa futuro sugere ganhos com Focus e expectativa por Copom e balanços de Petrobras (PETR4) e Itaú (ITUB4)

O Ibovespa pode ter um pregão positivo após alta de 2,26% em outubro; mas commodities trazem cautela. Veja o que esperar do pregão hoje (3)

03/11/2025 | 09h25 | Por Camilly Rosaboni
Bradespar (BRAP4) paga R$ 310 milhões em JCP; veja quem tem direito e o valor por ação
Tempo Real
Bradespar (BRAP4) paga R$ 310 milhões em JCP; veja quem tem direito e o valor por ação

O pagamento dos proventos da companhia ocorrerá no próximo dia 24 de novembro

03/11/2025 | 08h54 | Por Amélia Alves

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador