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BB Seguridade: Com alta de 18,6%, prêmios ficam próximos de R$ 1 bilhão em outubro

Veja quais foram os seguros que impulsionaram o resultado

Por Isaac de Oliveira

08/12/2020 | 16:32 Atualização: 08/12/2020 | 17:40

Foto: Aline Bronzati/Estadão
Foto: Aline Bronzati/Estadão

O volume de prêmios emitidos pela BB Seguridade (BBSE3) atingiu a cifra de R$ 957 milhões em outubro, valor 18,6% maior em igual período do ano passado. Conforme relatório de desempenho mensal, o volume de emissão entre janeiro e outubro ficou em R$ 8,598 bilhões, um crescimento de 13,2% em relação aos mesmos dez meses de 2019.

Leia mais:
  • Como a crise impulsionou o mercado de seguros de vida e previdência
  • ‘O seguro é como se fosse uma máscara hoje em dia’, diz Jorge Nasser
  • Ibovespa agora: Presidente da BB Seguridade renuncia ao cargo
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A seguradora dá destaque à emissão média de seguros de vida, que atingiu a marca de R$13,5 milhões/dia, um crescimento de 7,6% ante outubro do ano passado. Apesar do crescimento no prêmio médio diário, houve queda de 1,8% no prêmio emitido total (R$ 284 milhões), segundo o relatório, em função de dois dias úteis a menos do que em outubro de 2019.

O seguro prestamista cresceu 114,2% na comparação anual, com média diária de R$11 milhões. “O desempenho é explicado tanto pelo aumento das vendas, concentradas principalmente no produto PJ (pessoa jurídica), como pela melhora do nível de cancelamentos no comparativo”, diz o documento.

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O seguro residencial cresceu 28,1%, com R$ 22 milhões em prêmios totais emitidos. A média diária ficou em R$ 1 milhão, 16,6% a menos que o mês de setembro de 2020. Já a categoria habitacional, com total de R$ 24 milhões em prêmios, registrou queda de 5,1% em relação a outubro de 2019. A média diária, por sua vez, mantém-se no mesmo patamar desde julho, com R$ 1,1 milhão em emissões.

A BB Seguridade também mostra que o segmento rural manteve o bom desempenho na emissão de prêmios. O total emitido em outubro cresceu 8,7%, atingindo R$ 371 milhões. A média diária também avançou, chegando a R$17,7 milhões por dia, contra R$14,8 milhões/dia em outubro do ano passado.

No segmento empresarial, a alta foi de 11,2%, com emissão total de R$ 25 milhões.

Arrecadação e contribuições desaceleram

Outubro também foi um mês de freio para a seguradora. Após o forte volume registrado nos meses de julho e agosto, as contribuições de previdência privada apresentaram uma desaceleração de 18,5% no mês, com contribuição média de R$146,1 milhões por dia.

Também houve recuo no segmento de capitalização, onde a arrecadação média de outubro atingiu R$ 18,6 milhões por dia, ou seja, uma desaceleração de 10,9%, em relação ao mesmo mês do ano passado. Segundo a empresa, o resultado se deve a um menor volume de títulos novos vendidos e contração da arrecadação média.

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“Já a queda mais expressiva em relação ao mês anterior (-31,8%) se deve principalmente às ações comerciais realizadas na rede BB (Semana Brasil e Semana do Cliente), que impulsionaram as vendas e fizeram o mês de setembro ser o melhor da série desde dezembro de 2017”, informa o relatório.

Foco em tecnologia

O braço de seguros do Banco do Brasil (BBAS3) vai se esforçar para melhorar os seus resultados operacionais, além de ampliar os investimentos em tecnologia em 2021. Ao menos é o que mostra um relatório do banco Citi, com base em informações prestadas pelo presidente da BB Seguros, Marcio Hamilton, em conversa virtual na última sexta-feira (4), com analistas que acompanham e fazem recomendações para ações listadas na B3.

“Os principais tópicos discutidos na reunião foram a digitalização da empresa, estratégias de distribuição e novo pipeline de produtos”, afirmam os analistas Jörg Friedemann, Karina Salva Martins e Gabriel D. Nóbrega, que assinam o relatório.

A melhoria de resultados operacionais, segundo os analistas, deve se dar pelo impulsionamento nos produtos dos segmentos de seguro de vida, crédito e capitalização lançados neste ano, além de novas ofertas em 2021. Na modalidade de previdência privada, a seguradora quer aprimorar a distribuição de planos a partir da estratégia de fundos com estrutura aberta.

O relatório do Citi também informa que a BB Seguridade prometeu investir mais em tecnologia sob a ótica de canais, focando em ampliar as vendas digitais, que ainda são tímidas no mercado de seguros em geral.

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