Mercado

Ibovespa agora: Presidente da BB Seguridade renuncia ao cargo

O que acontece de mais importante no mercado financeiro você encontra aqui

Ibovespa agora: Presidente da BB Seguridade renuncia ao cargo
Foto: Divulgação/Envato

(Reuters) – A BB Seguridade anunciou nesta quinta-feira que seu diretor-presidente, Bernardo Rothe, renunciou ao cargo, com efeito a partir de 20 de outubro.

Em fato relevante separado, o Banco do Brasil anunciou que seu conselho de administração elegeu Rothe como vice-presidente de negócios de atacado.

Funcionário de carreira do BB, Rothe já foi vice-presidente de finanças e de relações com investidores do BB entre 2017 e 2019. Agora vai ocupar a vaga deixada por Walter Malieni, que morreu em agosto.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A BB Seguridade, braço de seguros e previdência privada do BB, informou ainda que o nome do novo presidente será anunciado “tão logo todos os trâmites sejam concluídos”.

Atualizado às 18h33

Leia também: Vacina contra a covid é oportunidade de salvação para empresas farmacêuticas

 Ibovespa fecha em queda com exterior, mas conserva os 99 mil pontos

(Reuters) – O Ibovespa fechou em leve queda nesta quinta-feira, com a alta das ações da JBS e das siderúrgicas CSN e Usiminas ajudando a atenuar o viés negativo do exterior, em meio a receios sobre a recuperação econômica.

Publicidade

Referência do mercado acionário brasileiro, o índice teve variação negativa de 0,28%, a 99.054,06 pontos. Na mínima, chegou a 97.778,26 pontos. Na máxima, subiu a 99.485,50 pontos.

O volume financeiro da sessão somou 23,6 bilhões de reais.

Wall Street também se afastou das mínimas da sessão, com o S&P 500 fechando em baixa de 0,15%.

Atualizado às 17h25

Banco Pan lidera ranking de reclamações

Publicidade

(Reuters) – O Banco Pan liderou o ranking de reclamações contra grandes instituições financeiras no terceiro trimestre, informou o Banco Central nesta quinta-feira.

O BC computou de julho a setembro um total de 1.464 queixas de clientes contra o Banco Pan e que foram consideradas procedentes. Isso levou a instituição ao índice 255,3, o maior entre as instituições com mais de quatro milhões de clientes. A maioria dessas reclamações foi relacionada a irregularidades ligadas a serviços de crédito consignado ou de cartão de crédito.

O índice do BC é obtido a partir do número de reclamações reguladas consideradas procedentes, dividido pelo número de clientes e multiplicado por um milhão.

Banco BMG, Banco Inter e Caixa Econômica Federal ficaram na segunda, terceira e quarta posições, respectivamente, entre as mais reclamadas no período, disse o BC no relatório.

Atualizado às 16h42

Publicidade

CVM abre procedimento sobre relatório do UBS a respeito do IRB

(Estadão Conteúdo) – A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu um procedimento para apurar uma denúncia feita por um investidor contra o UBS BB após o banco de investimentos recomendar, em relatório, a venda dos papéis do IRB Brasil Re.

A recomendação provocou um forte movimento de venda das ações, que haviam subido mais de 60% nas duas semanas anteriores. De acordo com as informações da CVM, a reclamação tem como partes interessadas o BTG Pactual, o UBS Brasil Banco de Investimento, a UBS Corretora e o próprio IRB.

A reclamação foi protocolada em 9 de outubro. Procurado, o UBS BB afirma que apoia a qualidade dos relatórios e refuta a existência de quaisquer conflitos de interesse ou outras acusações, classificadas pelo banco como infundadas. “Acreditamos que nosso relatório é equilibrado, independente e fornece uma análise objetiva para nossos clientes institucionais”, disse um porta-voz através de nota.

Atualizado às 15h05

Publicidade

Leia também: 3 milhões de pessoas físicas na Bolsa

Ações europeias recuam com preocupações sobre lockdown

(Reuters) – As ações europeias despencaram nesta quinta-feira, com o ressurgimento dos casos de Covid-19 em todo o continente e o desvanecimento das esperanças de mais estímulos fiscais nos Estados Unidos antes da eleição presidencial afetando a demanda por ações em todo o mundo.

O índice FTSEurofirst 300 caiu 2,1%, a 1.404 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 2,08%, a 363 pontos, registrando seu pior dia em mais de três semanas. Os setores de automóveis, seguros e energia caíram mais de 2%.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 1,73%, a 5.832 pontos.

Publicidade

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 2,49%, a 12.703 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 2,11%, a 4.837 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 2,77%, a 19.065 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,44%, a 6.816 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 2,45%, a 4.194 pontos.

Atualizado às 14h24

 

Com pandemia, lucro dos bancos cai 31,9% no 1º semestre

(Estadão Conteúdo) – A pandemia provocada pelo novo coronavírus trouxe forte impacto para a lucratividade dos bancos na primeira metade de 2020. Dados divulgados hoje pelo Banco Central mostram que, no primeiro semestre do ano, os bancos registram lucro líquido ajustado de R$ 40,8 bilhões.

O valor representa uma queda de 31,9% em relação ao mesmo período de 2019. Outra medida importante para avaliar o desempenho dos bancos, o Retorno Sobre Patrimônio Líquido (ROE) do sistema atingiu 11,2% ao ano em junho de 2020, ante taxa de 17,8% em junho do ano passado. Já o ROE acumulado em 12 meses até junho deste ano foi de 13,6%, ante 16,7% do acumulado até dezembro de 2019. Esta retração do retorno obtido pelos bancos está diretamente relacionada à pandemia.

Em meio à crise, as instituições financeiras elevaram o volume de provisões para fazer frente à inadimplência. As despesas dos bancos com provisões somaram R$ 65,0 bilhões no primeiro semestre de 2020, o que representa um aumento de 80% em relação ao visto no primeiro semestre de 2019. Os números foram divulgados por meio do Relatório de Estabilidade Financeira (REF) do BC.

Atualizado às 13h22

 

IBOV recua com preocupações sobre retomada

(Reuters) – O tom negativo continua na bolsa paulista nesta quinta-feira, com o aumento de casos de covid-19 na Europa e novas medidas restritivas combinados com sinais pouco animadores sobre novos estímulos fiscais nos Estados Unidos no curto prazo renovando apreensões sobre a recuperação das economias.

A agenda brasileira corroborava as vendas. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), cresceu 1,06% em agosto na comparação com julho, de acordo com dado dessazonalizado, mas ficou abaixo das expectativas, de alta de 1,60%.

Às 11h18, o Ibovespa caía 0,91 %, a 98.428,86 pontos. A queda vem após dois pregões de alta, em que acumulou elevação de 1,9%. O volume financeiro era de 5,5 bilhões de reais.

Atualizado às 11h41

Leia também: De Petrobras (PETR4) a MMX (MMXM3), como ganhar dinheiro com aluguel de ações

 

Atividade do comércio cai 8,8% em semana

 (Reuters) – As vendas do comércio recuaram 8,8% na semana do feriado de 12 de outubro em relação ao mesmo período do ano passado, mas tiveram desempenho melhor que a queda de 10,6% verificada na semana do Dia dos Pais, afirmou nesta quinta-feira a empresa de análise de informações de crédito Serasa Experian.

A baixa menor do que a verificada na data comemorativa anterior é positiva, segundo a empresa, pois mostra que a recuperação da economia, mesmo que em ritmo lento, está acontecendo. “Existem dois principais motivos que mantém o cenário de retração: um deles é o desemprego, que continua em alta, o outro está ligado à redução do valor do auxílio emergencial, que foi cortado pela metade na maioria dos casos”, afirmou em comunicado à imprensa, o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Atualizado às 11h41

Leia também: Eletrobras (ELET3): Safra vê avanços na privatização e projeta valorização de 70%

 

Banco do Brasil (BBAS3) encerra parceria com Caixa e amplia rede

(Estadão Conteúdo) – O Banco do Brasil informa que a parceria com a Caixa Econômica Federal para utilização das lotéricas e TAA´s compartilhados será encerrada a partir de 18 de novembro. Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o banco informa ainda que iniciou ação para ampliar sua rede de correspondentes (Rede Mais BB) nos municípios que atualmente contam exclusivamente com aqueles canais de atendimento.

“É importante ressaltar que a Rede Mais BB disponibiliza portfólio de serviços para os clientes do Banco do Brasil, tais como: recebimento de boletos, saldos e extratos; convênios e tributos; depósitos; pagamento de Benefícios do INSS, além dos saques de conta corrente e poupança”, lembra o banco.

Atualizado às 9h13

Leia também: Dois setores continuam fortes no ‘novo IBOV’

 

BTG Pactual afirma que não avalia comprar controle de usinas

(Reuters) – O BTG Pactual comunicou nesta quinta-feira que não avalia comprar o controle das usinas sucroalcooleiras da Atvos, que pertence ao grupo Odebrecht e está em recuperação judicial desde meados de 2019, explicando que a transação não se enquadra em sua estratégia de atuação.

“O banco não avalia, nem nunca avaliou, comprar o controle das usinas sucroalcooleiras de Atvos”, afirmou, ao acrescentar que a transação “não se enquadra nas estratégias de nenhuma das áreas de atuação do BTG Pactual”.

Atualizado às 9h12

Leia também: O que você precisa saber sobre o escândalo envolvendo o HSBC e outros bancos globais