• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Ibovespa hoje recua após sinais de enfraquecimento da economia dos EUA; veja os destaques do dia

Indicadores americanos vieram abaixo das expectativas e aumentam a cautela entre investidores. Saiba mais

Por Silvana Rocha, Luciana Xavier, Maria Regina Silva e Camilly Rosaboni

05/09/2024 | 10:14 Atualização: 05/09/2024 | 10:14

Ibovespa é o principal índice da Bolsa. (Foto: Adobe Stock)
Ibovespa é o principal índice da Bolsa. (Foto: Adobe Stock)

O Ibovespa hoje abriu em queda de 0,06%, aos 136.034 pontos nesta quinta-feira (5). A abertura de negócios ocorre de olho em indicadores de emprego dos Estados Unidos, em véspera de payroll – confira a agenda completa nesta matéria.

Leia mais:
  • Quanto o governo vai tirar do seu bolso se imposto do JCP aumentar?
  • As melhores ações para ganhar dividendos em setembro
  • Nvidia perde US$ 280 bi em valor de mercado. O que está acontecendo?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A desvalorização acontece após o Índice Bovespa encerrar o último pregão com ações predominando em alta na Bolsa – veja aqui. Já na abertura dos negócios desta quinta-feira, o fôlego pode ser limitado no principal índice da B3 hoje na esteira dos futuros de Nova York e variação das commodities.

Com o humor misto no exterior, a atenção se volta à situação econômica dos Estados Unidos diante das pistas vindas dos indicadores desta quinta-feira (5). Os investidores se mantêm cautelosos diante de novos sinais de enfraquecimento da atividade americana.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo dados do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, o número de pedidos de auxílio-desemprego caiu 5 mil na semana encerrada em 31 de agosto, para 227 mil. O resultado ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam 230 mil solicitações.

Enquanto isso, a criação de empregos no setor privado americano em julho foi revisada para 111 mil, de 122 mil estimado anteriormente, de acordo com pesquisa mensal da Automatic Data Processing (ADP). O levantamento também mostrou que os salários no setor privado tiveram expansão média anual de 4,8% em agosto.

No geral, os resultados não indicam uma tendência em relação à economia americana, o que eleva mais a
expectativa pelo payroll, que engloba dados dos setores privado e público.

  • Leia mais: como está o dólar hoje?

O que movimenta o Ibovespa hoje

Bolsas internacionais

Os futuros de Nova York rondam a estabilidade. Já as bolsas da Europa buscam recuperação, mas preocupação com economia dos EUA limita alta.

Na quarta-feira (4), a abertura de vagas aquém do esperado no país reforçou o temor de que os EUA possam entrar em recessão, apesar da consolidada expectativa por cortes de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) este mês.

Publicidade

Na Alemanha, as encomendas à indústria subiram 2,9% em julho ante junho, bem acima das expectativas de analistas consultados pela FactSet, que previam queda de 1,9% no período.

No Japão, o Banco Central sinalizou que deve continuar aumentando as taxas de juros se confirmar que tendências econômicas positivas, como crescimento salarial, estão firmemente estabelecidas, segundo o dirigente da autoridade monetária Hajime Takata.

Commodities

Entre as commodities, o petróleo sobe em torno de 1,00%, mas o minério de ferro fechou em queda de 2,58% na Bolsa de Dalian, na China.

Às 9h44, os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) de Petrobras (PETR3; PETR4) e Vale (VALE3) também iam em direções opostas, em alta de 0,40% e recuo de 0,20%, respectivamente, no pré-mercado de Nova York.

  • Veja também: debêntures da BRF, situação financeira da Azul e expansão de shopping da Allos são os destaques corporativos do dia

Mercado brasileiro

Os números do Governo Central estão na mira do mercado hoje, diante das preocupações com a deterioração das contas públicas. A mediana apontada pela pesquisa do Projeções Broadcast é de um primário negativo em R$ 7,135 bilhões.

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, tem tido conversas com a oposição no Senado antes de sua sabatina para a presidência do BC, marcada para outubro.

  • Veja também: Galípolo – o que o mercado espera do indicado de Lula para comandar o Banco Central

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou integralmente o projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que concedia isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a móveis e eletrodomésticos da linha branca destinados “aos residentes em áreas atingidas por desastres naturais ou eventos climáticos extremos”, segundo publicado no Diário Oficial.

Publicidade

Em contrapartida, há alguns sinais de alívio temporário às contas públicas e à inflação, após a Aneel mudar a bandeira vermelha nível 2 para patamar 1 – saiba todos os detalhes nesta matéria.

Esses e outros eventos e indicadores devem movimentar a Bolsa de Valores brasileira, assim como o Ibovespa hoje.

*Com informações do Broadcast

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Ibovespa
Cotações
15/12/2025 16h48 (delay 15min)
Câmbio
15/12/2025 16h48 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Os melhores cartões para viagens internacionais: compare custos e vantagens

  • 2

    Escândalos corporativos abalam confiança no Novo Mercado? Veja o que dizem especialistas em governança

  • 3

    Portfólio 3X: o ensinamento milenar do Talmude que atravessou crises e ainda protege o patrimônio hoje

  • 4

    Réveillon 2026: as festas de ano-novo mais caras do Brasil

  • 5

    Ibovespa hoje: Hapvida (HAPV3) lidera altas e Vivara (VIVA3) sobe com troca de CEO; Cosan (CSAN3) cai 2%

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Aposentadoria por incapacidade permanente: o que é a Reabilitação Profissional
Logo E-Investidor
Aposentadoria por incapacidade permanente: o que é a Reabilitação Profissional
Imagem principal sobre o Nota fiscal terá dois novos impostos em 2026; saiba quais são
Logo E-Investidor
Nota fiscal terá dois novos impostos em 2026; saiba quais são
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram de Minas Gerais?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram de Minas Gerais?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja quem recebe hoje (15/12)
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja quem recebe hoje (15/12)
Imagem principal sobre o Como acessar o Aplicativo Bolsa Família se você já possui senha cadastrada
Logo E-Investidor
Como acessar o Aplicativo Bolsa Família se você já possui senha cadastrada
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quanto custa apostar em um bolão?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quanto custa apostar em um bolão?
Imagem principal sobre o Nota fiscal de 2026: quais são as obrigações fiscais?
Logo E-Investidor
Nota fiscal de 2026: quais são as obrigações fiscais?
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram de SP?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram de SP?
Últimas: Tempo Real
Azul (AZUL4) despenca 27% com temor de diluição massiva de acionistas
Tempo Real
Azul (AZUL4) despenca 27% com temor de diluição massiva de acionistas

Bradesco BBI e a Ágora Investimentos avaliam que acionistas atuais devem ser quase totalmente diluídos com plano de reorganização da aérea

15/12/2025 | 16h10 | Por Beatriz Rocha
Bolsas da Europa sobem no compasso dos bancos centrais e à espera dos dados dos EUA
Tempo Real
Bolsas da Europa sobem no compasso dos bancos centrais e à espera dos dados dos EUA

Bolsas avançam antes das decisões do BCE e do BoE, enquanto payroll e inflação americana entram no radar e notícias corporativas movimentam setores-chave

15/12/2025 | 15h14 | Por Isabella Vellani
App do Banco do Brasil (BBAS3) passa a integrar cartão de crédito e investimentos em dólar nos EUA
Tempo Real
App do Banco do Brasil (BBAS3) passa a integrar cartão de crédito e investimentos em dólar nos EUA

Atualização permite gerenciar cartão de crédito, aplicações financeiras e conta em dólar nos EUA diretamente pelo aplicativo BB

15/12/2025 | 15h11 | Por Isabela Ortiz
Dólar hoje tem leve alta com mercado de olho em IBC-Br e Boletim Focus; veja cotação
Tempo Real
Dólar hoje tem leve alta com mercado de olho em IBC-Br e Boletim Focus; veja cotação

Nos Estados Unidos, falas de dirigentes do Federal Reserve (Fed) voltam a ficar no radar do mercado

15/12/2025 | 15h01 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador