O aumento da concorrência e a queda na venda de veículos criaram obstáculos para as principais montadoras de carros do mundo. No fim de setmbro, a Volkswagen (VOW3) cortou as suas expectativas de receita, lucro e fluxo de caixa devido à baixa demanda por seus automóveis. O mesmo aconteceu com a montadora Stellantis ( STLAM), a quarta maior do mundo e dona das marcas Fiat e Peugeot. A companhia informou ao mercado a possibilidade de encerrar 2024 com um fluxo de caixa negativo.
Leia também
Os movimentos das empresas expressam uma sinalização clara para os investidores: o setor automotivos está em declínio. No dia 30 de setembro, a Volkswagen (VOW3) alterou a sua projeção de vendas de 322,3 bilhões de euros, feita no ano passado, para cerca de 320 bilhões de euros em 2024. A mudança acontece porque o número de entregas de veículos reduziu de 9,24 milhões registradas em 2023 para 9 milhões neste ano. A falta de demanda por veículos na China e a chegada dos veículos elétricos criaram um ambiente menos promissor para a montadora e são apontadas como as principais causas para o desempenho ruim da marca.
- Leia mais: Tesla (TSLA) lança robotaxi, mas mercado esperava por mais. Veja o motivo
Além disso, alguns países europeus, como Alemanha e Suécia, reduzirem ou retirarem os seus incentivos para as fabricantes de veículos, o que tornou o mercado ainda mais desafiador. “A deterioração do desempenho pode acelerar decisões sobre reestruturação, com a marca VW em particular continuando a arrastar a conversão de caixa para novas mínimas, potencialmente criando um risco existencial para o grupo”, disseram analistas da Jefferies em relatório que a Bloomberg teve acesso. Dado esse cenário pessimista, os papéis da Volkswagen (VOW3) acumulam uma depreciação de 18,28% no acumulado do ano.
A situação não é diferente para Stellantis (STLAM) que busca ampliar as suas operações na América do Norte. Em comunicado à imprensa no dia 30 de setembro, a montadora de veículos informou que espera encerrar o ano com um fluxo de caixa negativo de 5 bilhões a 10 bilhões de euros. “A deterioração no cenário da indústria global reflete uma previsão de mercado menor para 2024 do que no início do período, enquanto a dinâmica competitiva se intensificou devido ao aumento da oferta da indústria e ao aumento da concorrência chinesa”, informou a empresa.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além disso, a Volkswagen (VOW3) anunciou mudanças na diretoria e troca de CEO em 2026. A reorganização visa simplificar e melhorar o desempenho organizacional da fabricante em um ambiente de mercado cada vez mais competitivo. Uma das mudanças é a saída de Carlos Tavares, diretor executivo da companhia, que vai se aposentar no início de 2026. O anúncio não foi bem recebido pelo mercado. Durante as negociações desta sexta-feira (11), as ações da Stellantis (STLAM) derretem 3,94%, sendo negociadas a 11,72 euros. Já no acumulado do ano, as perdas são ainda maiores e alcançam uma desvalorização de 44,67%