Publicidade

Radar da Imprensa

Jorge Paulo Lemann revela os 5 segredos do sucesso para o empreendedorismo

O bilionário compartilhou suas experiências e dicas para quem busca construir um império nos negócios

Jorge Paulo Lemann revela os 5 segredos do sucesso para o empreendedorismo
Jorge Paulo Lemann revela os segredos do sucesso no empreendedorismo Foto: Adobe Stock

O bilionário e cofundador da 3G Capital, Jorge Paulo Lemann, é um dos nomes mais influentes do mercado empresarial global. Com uma fortuna avaliada pela Forbes em cerca de US$ 16,1 bilhões (R$ 81,4 bilhões), Lemann é conhecido por seu papel estratégico em empresas como Ambev, Burger King e Americanas.

Em palestra recente na Harvard University, durante a Brazil Conference, o empresário compartilhou experiências pessoais e cinco conselhos para quem deseja prosperar no mundo dos negócios.

O fundo de investimentos 3G Capital, fundado por Lemann, é o que controla a AB Inbev, maior cervejaria do mundo e que também conta com participações em outras companhias globais, como a Kraft Heinz.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Mas o império do super rico não começou com a 3G Capital. Lemann foi sócio-fundador do Banco Garantia, inaugurado em 1971, que se tornaria o maior conglomerado privado por vendas do Brasil, depois de adquirir o controle acionário de empresas como Brahma, Lojas Americanas, Artex e Playcenter, como publicaram Fernando Granato e Nilton Horita no Estadão em 25 de agosto de 1996.

A trajetória de Lemann combina momentos de sucesso e fracassos, mas ele prefere chamá-los de “não sucessos”, destacando que, ao longo de mais de seis décadas de atuação, seus acertos sempre superaram os erros. Confira as 5 lições que o empresário ofereceu a novos empreendedores, segundo a Forbes:

1. Sonhe alto

Lemann acredita que a ambição é essencial para quem quer crescer. Ele recordou como, na juventude, seu foco era imediato — apenas planejava o próximo dia de surfe.

No entanto, a vida acadêmica ampliou sua visão. “Eu percebi que existia um mundo muito maior do que eu imaginava e que, para alcançar o meu potencial, era preciso pensar grande e no longo prazo, sabendo que eu atingiria aquele objetivo algum dia”, afirmou.

2. Assuma riscos

Embora tenha se formado em Harvard, Lemann alerta que o conhecimento acadêmico, por si só, não é suficiente para vencer nos negócios. Ele ressalta que excesso de teoria pode inibir a ação prática. “Quem estuda demais confia muito nos estudos e não desenvolve o lado do risco. Nos negócios é preciso saber tomar risco e desenvolver esse feeling.”

3. Tenha um produto um pouco diferente dos outros

Para Lemann, não é necessário criar algo revolucionário para conquistar o mercado. Pequenas inovações são, muitas vezes, suficientes para construir um diferencial competitivo.

“Se você fizer tudo exatamente como os outros estão fazendo, não terá sucesso. Então tente ser um pouco diferente, inove de alguma forma para conquistar o seu lugar no mercado.”

4. Tenha as melhores pessoas ao seu lado

Um dos maiores aprendizados da carreira de Lemann foi perceber a importância da diversidade nos times. No início, ele acreditava que trabalhar com pessoas semelhantes a ele seria a receita para o sucesso. Ele conta que montou uma empresa com colegas das melhores universidades dos EUA, mas ela faliu em três anos. “Foi ali que entendi que é preciso ter pessoas diferentes para construir um negócio saudável”, afirmou ele.

5. Medir, medir e medir

Segundo Lemann, medir o desempenho é uma prática indispensável. Entenda quais são os objetivos, faça e mensure como você chega lá e está chegando lá.

Publicidade

Para ele, acompanhar indicadores e ajustar rotas é uma prática contínua que permite corrigir erros e aproveitar novas oportunidades.

Com décadas de experiência e uma trajetória marcada por desafios, Jorge Paulo Lemann continua a traçar novos objetivos. Afinal, na visão do bilionário, o sucesso está em perseguir metas, medir resultados e, sobretudo, nunca deixar de aprender.

Colaborou: Gabrielly Bento.