Publicidade

Radar da Imprensa

Minha conta vence no feriado; até quando posso pagar?

Entenda as novas regras para pagamento de contas com vencimento em feriados e evite surpresas

Minha conta vence no feriado; até quando posso pagar?
Minha conta vence no feriado; o que fazer? Foto: Adobe Stock

Com a chegada dos feriados da Proclamação da República (15 de novembro) e do Dia da Consciência Negra (20 de novembro) — este último comemorado como feriado nacional pela primeira vez este ano — o atendimento bancário sofrerá alterações em todo o Brasil, conforme orientações do Banco Central.

Para os brasileiros que têm contas a vencer nesses dias, é importante ficar atento aos prazos e ao funcionamento das agências para evitar complicações.

Nos dias 15 e 20 de novembro, todas as agências bancárias do país estarão fechadas, seguindo a determinação do Banco Central de não operar em finais de semana e feriados.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Em adição a esses feriados nacionais, no Rio de Janeiro, as agências também estarão fechadas nos dias 18 e 19 de novembro, em respeito a feriados locais exclusivos do município. Nesses casos, o atendimento ao público será interrompido e retomado somente no próximo dia útil.

Na véspera dos feriados, o funcionamento das agências seguirá o horário habitual: das 10h às 16h nas capitais e das 11h às 16h nas cidades do interior. Clientes que desejam resolver pendências ou antecipar pagamentos de contas podem aproveitar esse expediente para evitar o risco de atrasos.

O que fazer se suas contas vencem no feriado?

Se você possui contas com vencimento previsto para esses dias de feriado, fique tranquilo. De acordo com as normas bancárias, os pagamentos podem ser efetuados no dia útil seguinte ao feriado, sem a cobrança de juros ou multa.

Isso significa que uma conta com vencimento em 15 de novembro, por exemplo, poderá ser paga até o dia 18 (segunda-feira), e as contas que vencem em 20 de novembro poderão ser quitadas até o dia 21 (quinta-feira).

Para aqueles que preferem evitar o risco de esquecimentos ou contratempos, a recomendação é antecipar o pagamento das contas para o dia útil anterior ao feriado.

Colaborou: Gabrielly Bento.

Publicidade