O índice Ibovespa futuro abriu nesta segunda-feira (25) em alta de 0,12%, chegando aos 130.300 pontos. O mercado retoma atenções ao anúncio do corte de gastos, assim como dados do boletim Focus. O boicote do Carrefour (CRFB3) também fica no radar – veja aqui a agenda completa da última semana de novembro.
Leia também
O principal índice da B3 futuro pode ter desempenho contido diante da volatilidade e pouca liquidez do mercado. As commodities operam em direções contrárias com o petróleo em leve queda de 0,10%, após subir cerca de 6% na semana passada, e o minério de ferro em alta de 0,84%.
Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Petrobras (PETR3; PETR4) recuavam 0,20% no pré-mercado de Nova York, por volta das 9h10 (de Brasília). Já os ADRs da Vale (VALE3) operavam em estabilidade.
O que está no faro do Ibovespa futuro
Boletim Focus
A mediana do boletim Focus para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2024 interrompeu uma sequência de sete semanas de alta e diminuiu na margem, de 4,64% para 4,63%. Ela está acima do teto da meta, de 4,50%. Um mês antes, a projeção era de 4,55%. Confira o relatório completo nesta reportagem.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A mediana do relatório Focus para a taxa Selic no fim de 2024 continuou em 11,75%, pela oitava semana seguida. Esse movimento consolida a avaliação do mercado de que o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentará os juros em 0,5 ponto porcentual na última reunião deste ano, no dia 11 de dezembro.
Carrefour (CRFB3)
A decisão do CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, anunciada na última quarta-feira (20), de não vender na França carnes provenientes dos países do Mercosul segue refletindo negativamente no Brasil. Seis entidades do agronegócio e da indústria divulgaram uma carta sugerindo suspensão no fornecimento local.
A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) convocou empresários a se engajarem em um boicote. Frigoríficos brasileiros pararam de fornecer carnes ao grupo no Brasil, o que engloba também Atacadão e Sam’s Club, afetando pelo menos 150 das 540 lojas no País até sábado (23).
Por outro lado, o Carrefour voltou a afirmar que não há desabastecimento de carne nas lojas do País e que a venda do produto acontece normalmente. “É improcedente a alegação de que hoje há desabastecimento de carne nas lojas do Grupo Carrefour Brasil”, afirmou a rede varejista, em nota enviada na noite de sábado.
Pacote fiscal
Economistas aguardam o pacote de contenção para avaliar a sua viabilidade em meio à percepção de que pode não derrubar a cotação do dólar, que subiu a R$ 5,8144 na sexta-feira (22). O mercado já trabalha com o valor de R$ 70 bilhões nos próximos dois anos, mas a grande preocupação é com a estrutura.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que os gastos públicos deverão ser um dos principais assuntos abordados no Congresso, após a conclusão da reforma tributária.
Publicidade
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações do Broadcast