A XP reduziu a sua projeção do Ibovespa, principal índice da B3, para 2025 de 150 mil para 145 mil. A decisão da corretora se deve à elevação dos juros futuros de longo prazo que devem reduzir o potencial de valorização da bolsa de valores. A situação reflete o pessimismo do mercado com o cenário doméstico após o governo apresentar uma proposta de ajuste fiscal insuficiente para resolver os problemas das contas públicas.
“Os juros futuros de longo prazo estão agora próximos a 7%, o amior nível desde 2015 – 20216, o que deve continuar pressionado os valuations e o potencial de valorização. Como resultado, reduzimos nossa estimativa de valor justo do Ibovespa para o final de 2025 de 150 mil para 145 mil pontos”, destacou a corretora em relatório. Apesar da redução das projeções, os estrategistas da XP ressaltam que o valuation das ações brasileiras permanecem relativamentes baixos, enquanto o retorno sobre patrimônio (ROE) permanecem em patamares saudáveis.
Leia também
Na última sexta-feira (29), o principal índice da B3 encerrou o mês com uma desvalorização mensal de 3,1%, consolidando o pior novembro do índice desde 2017. O fraco desempenho do IBOV refletiu a preocupação dos investidores com o contas públicas do País. Após cinco semanas de espera pelo anúncio do pacote fiscal, o mercado se decpecionou com o resultado apresentado pela equipe econômica por avaliar as medidas como insuficientes para estabilizar a dívida pública do País. Veja mais detalhes nesta reportagem.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos