

A sexta-feira (28), último dia de fevereiro e pré-feriado prolongado de carnaval, coloca as atenções no índice de preços de gastos com consumo (PCE) nos EUA, medida de inflação preferida pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que deve ajudar a ajustar as apostas para os juros americanos. O mercado financeiro hoje traz também o índice dos gerentes de compra (PMI) nos EUA e na China.
Ainda na agenda econômica hoje, o Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar o plano de trabalho apresentado pelo Congresso e o governo para garantir o pagamento das emendas parlamentares, aumentando a transparência e a rastreabilidade.
Além disso, o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, e os diretores Nilton David (Política Monetária) e Paulo Picchetti (Assuntos Internacionais) cumprem agenda fechada na Cidade do Cabo, na África do Sul.
O BC oferta até 20 mil contratos de swap cambial (derivativo financeiro que promove simultaneamente a troca de taxas com o objetivo de proteger o investidor contra variações excessivas) de US$ 1 bilhão em rolagem.
O que movimenta o mercado financeiro hoje?
Bolsas internacionais digerem nova ofensiva de Trump
A maioria das bolsas europeias cai nesta manhã, ampliando perdas da sessão anterior diante da ofensiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com tarifas comerciais. As bolsas na Ásia fecharam em forte baixa.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Trump disse que as tarifas de 25% para importações do México e Canadá entram em vigor no dia 4 de março, prometeu impor mais 10% de tarifas à China (10%+10%) e ameaçou tarifar carros e outros produtos da União Europeia (UE) em 25%. Os líderes europeus, ameaçados pelas tarifas recíprocas previstas para 2 de abril, prometem retaliar. A China afirmou que tomará “todas as medidas necessárias”.
O presidente do Federal Reserve de Filadélfia, Patrick Harker, disse que a política monetária dos EUA segue “restritiva o suficiente” para conter a inflação no longo prazo. O vice-presidente do BC da Inglaterra, Dave Ramsden, defendeu uma postura “gradual” no que diz respeito a mais cortes de juros. Na Alemanha, as vendas no varejo superaram as expectativas em janeiro.
Pré-mercado em NY
Ainda entre as bolsas internacionais, os índices futuros de Nova York operam em alta moderada após o fechamento negativo de Wall Street na quinta-feira (27), enquanto investidores aguardam dados mensais sobre a inflação dos EUA medida pelo PCE, assim como gastos com consumo e renda pessoal.
Os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) operam em baixa, após o avanço dos juros de mais longo prazo na quinta-feira. O dólar hoje avança em relação a outras moedas de países desenvolvidos, ampliando fortes ganhos da véspera.
Commodities: petróleo e minério recuam
O petróleo recua, revertendo parte dos ganhos de mais de 2% de quinta-feira, em meio a expectativas de um possível acordo para encerrar a guerra na Ucrânia. No início da manhã desta sexta-feira, o barril do petróleo WTI para abril caía 0,80%, enquanto o do Brent para maio recuava 0,75%.
Entre as commodities hoje, o minério de ferro fechou em queda de 0,74%, cotado a 799,5 yuans por tonelada, o equivalente a US$ 109,72 nos mercados de Dalian, na China.
Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) recuavam 0,52% no pré-mercado de Nova York, por volta das 8 horas (de Brasília). Já os ADRs da Petrobras (PETR3; PETR4) cediam 0,37% no mesmo horário.
Expectativas para o Ibovespa hoje
A alta dos futuros de Nova York pode ajudar o Ibovespa hoje, que refletirá também balanços. O EWZ, principal fundo de índice (ETF, fundo de investimento negociado na Bolsa de Valores como se fosse uma ação) brasileiro negociado em Nova York, subia 0,20% antes da abertura do mercado de ações hoje.
Publicidade
Em meio à busca do governo federal por um aceno do agronegócio no enfrentamento da inflação de alimentos, a indústria de óleos vegetais quer propor ao governo a redução temporária do imposto de importação de óleo de soja. A proposta pode ser apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda nesta sexta-feira.
- Governo inunda mercado de Tesouro Selic em 2025. Veja se vale a pena investir
Há expectativa no mercado financeiro hoje com o andamento da reforma ministerial após o carnaval. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), disse que não foi procurado ainda pelo presidente Lula, mas afirmou ter “certeza absoluta” de que, em algum momento, a conversa sobre reforma ministerial irá ocorrer.
* Com informações do Broadcast