• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Em meio ao caos global, dividendos voltam a ser refúgio; veja as melhores ações para abril

Analistas destacam preferência por boas pagadoras de dividendos diante da escalada da guerra tarifária

Por Beatriz Rocha

05/04/2025 | 3:00 Atualização: 04/04/2025 | 17:42

Empresas sólidas, descontadas, com forte geração de caixa e boa capacidade de distribuição de dividendos tem a preferência de analistas em meio ao caos nos mercados provocado pela escalada da guerra tarifária. (Foto: Adobe Stock)
Empresas sólidas, descontadas, com forte geração de caixa e boa capacidade de distribuição de dividendos tem a preferência de analistas em meio ao caos nos mercados provocado pela escalada da guerra tarifária. (Foto: Adobe Stock)

O Ibovespa subiu 6,08% em março e acumulou, no primeiro trimestre de 2025, ganhos de 8,29% em moeda local – veja mais aqui. Em dólares, o índice da B3 alcançou uma rentabilidade expressiva de 16,78%, performance que não era vista desde o quarto trimestre de 2023, quando o indicador avançou 19,07% na moeda americana, de acordo com dados de Einar Rivero, CEO e sócio-fundador da Elos Ayta Consultoria. As incertezas após dos EUA imporem tarifas no comércio mundial, porém, levam parte dos especialistas a recomendar ações pagadoras de dividendos.

Leia mais:
  • Tarifas de Trump podem tirar mais de US$ 10 bi da balança comercial do Brasil, diz BTG
  • As melhores ações para investir em abril, segundo 7 bancos e corretoras
  • Trump pressiona o petróleo com novas tarifas. Como isso afeta a Petrobras (PETR4)?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

  • Quer turbinar a carteira? Veja os melhores fundos imobiliários para investir agora

Nos Estados Unidos, o cenário da renda variável em março foi um pouco diferente. Nasdaq recuou 10,42% no primeiro trimestre, registrando sua pior performance desde o segundo trimestre de 2022, quando caiu 22,44%. O S&P 500 e o Dow Jones também não escaparam do pessimismo: recuaram 4,59% e 1,28%, respectivamente. A situação piorou nesta semana, com o anúncio do presidente Donald Trump de tarifas contra diversos países.

  • Ibovespa recua e dólar dispara após China contra-atacar tarifas dos EUA; bolsas internacionais despencam

A Empiricus Research avalia que, em vez de prejudicar os mercados emergentes, o pessimismo com as bolsas norte-americanas na verdade tem provocado uma migração de recursos para outros países, entre eles o Brasil. “Olhando para a frente, seguimos construtivos com a tese envolvendo a Bolsa de valores brasileira, dado o valuation (valor de mercado) descontado das ações, a possibilidade de cortes da Selic antes do precificado pelo mercado e de notícias favoráveis envolvendo as eleições do ano que vem”, afirma em relatório.

Por outro lado, a corretora lembra que o ambiente externo segue muito incerto por conta da guerra tarifária  e que o governo brasileiro seguirá tentando recuperar sua popularidade, o que também traz riscos fiscais para o horizonte. “Neste ambiente, seguiremos com um portfólio composto por empresas sólidas, descontadas, com forte geração de caixa e boa capacidade de distribuição de dividendos“, ressalta.

Quem também prefere as boas pagadoras de proventos é a Ágora Investimentos. A corretora garante ainda prioridade por setores mais resilientes dentro de seu portfólio.

As melhores ações para ganhar dividendos em abril

O E-Investidor consultou as carteiras recomendadas de dividendos de nove bancos e corretoras para abril. Quem liderou as indicações foi a Petrobras (PETR3; PETR4), mencionada por cinco casas. O BTG Pactual, que tem o papel como top pick (preferência) dentro do setor de petróleo e gás, destaca como pontos positivos o crescimento sólido da produção, o fluxo de caixa vinculado ao dólar, o dividend yield (rendimento de dividendo) atraente e uma estrutura de governança que, embora não esteja isenta de falhas, inclui proteções significativas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Outro destaque nas indicações foi o Itaú (ITUB3; ITUB4), citado por quatro casas. “Acreditamos que o banco ofereça, atualmente, uma combinação defensiva em meio a um cenário macroeconômico incerto, com uma sólida posição de capital e bom crescimento de lucros, ao mesmo tempo em que oferece uma combinação de altos retornos e elevado dividend yield“, destaca a Ágora em relatório.

Completam a lista de preferências as ações da BB Seguridade (BBSE3), Cemig (CMIG4), Direcional (DIRR3), Telefônica Brasil (VIVT3) e Tim (TIMS3). Veja a seguir as carteiras de dividendos de corretoras e bancos para abril.

Carteiras recomendadas de dividendos para abril

Ágora Investimentos

A Ágora não realizou nenhuma mudança em sua carteira com foco em dividendos para abril.

Ações
BB Seguridade (BBSE3)
CPFL (CPFE3)
Copasa (CSMG3)
Itaú (ITUB4)
Telefônica Brasil (VIVT3)

BB Investimentos

Para o trimestre que se iniciou em março e vai até maio, a carteira do BB Investimentos é a seguinte:

Ações
Cemig (CMIG4)
CPFL Energia (CPFE3)
Bradesco (BBDC4)
Isa Cteep (ISAE4)
JBS (JBSS3)
Petrobras (PETR4)
Direcional (DIRR3)
Tim (TIMS3)
Itaúsa (ITSA4)
Telefônica Brasil (VIVT3)

BTG Pactual

Para abril, o BTG retirou JBS (JBSS3) e Banco ABC (ABCB4), substituindo por Alupar (ALUP11) e Santander (SANB11).

Ações
Petrobras (PETR4)
Itaú (ITUB4)
Vale (VALE3)
Santander (SANB11)
BB Seguridade (BBSE3)
Eletrobras (ELET6)
Alupar (ALUP11)
Equatorial (EQTL3)
Tim (TIMS3)
Klabin (KLBN11)
Copel (CPLE6)
Direcional (DIRR3)

Empiricus

A seleção de ações contou com a substituição dos papéis da B3 (B3SA3) pelos da Petrobras (PETR4).

Ações
Itaú (ITUB4)
Eletrobras (ELET6)
Gerdau (GGBR4)
Porto Seguro (PSSA3)
Petrobras (PETR4)

Genial Investimentos

Em relação ao mês de março, saíram as ações da Caixa Seguridade (CXSE3), Itaú Unibanco (ITUB4), JBS (JBSS3) e Porto Seguro (PSSA3), com inclusão dos papéis do Banco do Brasil (BBAS3), Cemig (CMIG4), Plano & Plano (PLPL3) e Irani (RANI3).

Ações
Banco do Brasil (BBAS3)
Cemig (CMIG4)
Plano & Plano (PLPL3)
Sanepar (SAPR11)
Irani (RANI3)

Itaú BBA

O Itaú BBA realizou uma troca em sua carteira de ações com foco em dividendos. Saíram as ações da Isa Energia (ISAE4), com inclusão dos papéis do Santander (SANB11).

Ações
Copel (CPLE6)
Santander (SANB11)
Petrobras (PETR4)
Direcional (DIRR3)
Aura Minerals (AURA33)

PagBank

O PagBank fez duas alterações na carteira para abril. Foram retiradas as ações da Isa Energia (ISAE4) e da Vale (VALE3), com entrada dos papéis da Eletrobras (ELET3) e da Petrobras (PETR4).

Ações
Cemig (CMIG4)
BB Seguridade (BBSE3)
Eletrobras (ELET3)
Itaú (ITUB4)
Petrobras (PETR4)

Planner

Em relação a março, a Planner manteve apenas uma única ação na carteira. Papéis da Bradespar (BRAP4), CPFL (CPFE3), Moura Dubeux (MDNE3) e Tim (TIMS3) foram acrescentados, enquanto Banco do Brasil (BBAS3), Copasa (CSMG3), Telefônica Brasil (VIVT3) e Vale (VALE3) foram retirados.

Ações
Bradespar (BRAP4)
CPFL (CPFE3)
Moura Dubeux (MDNE3)
Engie (EGIE3)
Tim (TIMS3)

Terra Investimentos

A Terra realizou uma mudança em sua carteira de dividendos. A corretora retirou os papéis da Copel (CPLE6) e incluiu as ações da Engie (EGIE3).

Ações
Itaúsa (ITSA4)
Telefônica Brasil (VIVT3)
Bradespar (BRAP4)
Engie (EGIE3)
Banco do Brasil (BBAS3)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ações
  • carteiras recomendadas
  • Conteúdo E-Investidor
  • Dividendos
  • Itaú (ITUB4)
  • petr4
Cotações
12/02/2026 7h04 (delay 15min)
Câmbio
12/02/2026 7h04 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje renova recorde histórico após payroll nos EUA e falas de Galípolo

  • 2

    IPCA de janeiro reforça cenário para corte maior da Selic; veja o impacto nos investimentos

  • 3

    Ouro e dividendos: ainda faz sentido investir no metal em 2026?

  • 4

    Lucro da BB Seguridade cresce, mas não anima; Genial rebaixa recomendação e Citi e BBA projetam 2026 desafiador

  • 5

    Ibovespa hoje cai e perde os 186 mil pontos com IPCA, Haddad e dados dos EUA no foco

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Aposentados INSS 2026: os pagamentos de fevereiro já começaram?
Logo E-Investidor
Aposentados INSS 2026: os pagamentos de fevereiro já começaram?
Imagem principal sobre o Saldo retido FGTS: segunda etapa de pagamentos para nascidos entre setembro e dezembro começou
Logo E-Investidor
Saldo retido FGTS: segunda etapa de pagamentos para nascidos entre setembro e dezembro começou
Imagem principal sobre o Conta de luz cara? Saiba como economizar com a sua geladeira
Logo E-Investidor
Conta de luz cara? Saiba como economizar com a sua geladeira
Imagem principal sobre o Bolsa Família realiza pagamentos nesta semana? Entenda
Logo E-Investidor
Bolsa Família realiza pagamentos nesta semana? Entenda
Imagem principal sobre o 5 pontos facultativos no 1º semestre 2026
Logo E-Investidor
5 pontos facultativos no 1º semestre 2026
Imagem principal sobre o 4 feriados nacionais no 1º semestre 2026
Logo E-Investidor
4 feriados nacionais no 1º semestre 2026
Imagem principal sobre o Show do Bad Bunny: qual o valor dos ingressos? Veja se todos os lotes já esgotaram
Logo E-Investidor
Show do Bad Bunny: qual o valor dos ingressos? Veja se todos os lotes já esgotaram
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Últimas: Mercado
Vale (VALE3): analistas esperam 4T25 positivo, mas ação em nível recorde divide opiniões
Mercado
Vale (VALE3): analistas esperam 4T25 positivo, mas ação em nível recorde divide opiniões

Papel da mineradora chegou a superar nível de R$ 90 na quarta-feira (11) e já sobe mais de 25% no ano

12/02/2026 | 05h30 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa hoje coloca PIB do Reino Unido e pedidos de seguro-desemprego nos EUA no radar
Mercado
Ibovespa hoje coloca PIB do Reino Unido e pedidos de seguro-desemprego nos EUA no radar

Agenda internacional concentra bateria de indicadores, enquanto mercado digere recorde histórico do índice na véspera

12/02/2026 | 04h30 | Por Igor Markevich
Ibovespa hoje: Suzano (SUZB3) e Tim (TIMS3) disparam após balanço; Totvs (TOTS3) lidera perdas
Mercado
Ibovespa hoje: Suzano (SUZB3) e Tim (TIMS3) disparam após balanço; Totvs (TOTS3) lidera perdas

Mercado repercutiu payroll, relatório oficial de emprego dos EUA, que veio acima do esperado

11/02/2026 | 21h06 | Por Beatriz Rocha
BB (BBAS3): lucro do 4T25 supera previsões, mas agro preocupa: como o mercado deve receber o balanço?
Mercado
BB (BBAS3): lucro do 4T25 supera previsões, mas agro preocupa: como o mercado deve receber o balanço?

Lucro da empresa no 4T25 veio 36% acima da projeção dos analistas consultados pelo Prévias Broadcast

11/02/2026 | 20h48 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador