• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Mercado financeiro hoje: temor de recessão derruba bolsas globais, como o Ibovespa deve reagir?

Forte queda nas commodities e 'modo pânico' no exterior são maus prenúncios à Bolsa hoje. Veja o que esperar

Por Luciana Xavier, Silvana Rocha e Camilly Rosaboni

07/04/2025 | 9:02 Atualização: 07/04/2025 | 9:02

Bolsas da Ásia enfrentam grandes perdas refletindo guerra comercial. (Foto: Adobe Stock)
Bolsas da Ásia enfrentam grandes perdas refletindo guerra comercial. (Foto: Adobe Stock)

A agenda da semana destaca o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março, dados do setor público, vendas no varejo e pesquisa de serviços. Nesta segunda-feira (7), o Banco Central (BC) realiza a premiação Anual dos Rankings Top 5 de 2024 em São Paulo, com presidente da instituição, Gabriel Galípolo, e divulga o boletim Focus no mercado financeiro hoje.

Leia mais:
  • Efeito Trump: Bolsas de NY fecham sem direção única; Ibovespa recua pressionado por Petrobras e Magalu
  • Cash is king: por que essa pode ser a estratégia vencedora nos portfólios em 2025
  • Em meio ao caos global, dividendos voltam a ser refúgio; veja as melhores ações para abril
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ainda na agenda econômica hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de evento na fábrica da Novo Nordisk, em Montes Claros (MG), importante fornecedora de insulina para o Sistema Único de Saúde (SUS), e de anúncio de investimentos e contratações do Mercado Livre, em Cajamar (SP). No exterior, a diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) Adriana Kugler discursa na Universidade de Harvard e o Fed divulga o crédito ao consumidor.

Ao longo da semana, saem os números do setor público consolidado de fevereiro, enquanto a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulga os dados de produção e vendas de veículos de março na terça-feira (8). Na quarta-feira (9), tem a nota de crédito do BC e vendas no varejo restrito e ampliado de fevereiro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na quinta-feira (10), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga a Pesquisa Mensal de Serviços de fevereiro. Na sexta-feira (11), é esperado o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de fevereiro.

Na agenda internacional, na terça-feira, diversos dirigentes de bancos centrais europeus participam de eventos na Espanha, Bélgica e Reino Unido, além da presidente do Fed de São Francisco, Mary Daly, nos EUA.

Na quarta-feira, o Fed publica a ata da última reunião de política monetária. Também serão divulgados os estoques no atacado dos EUA e dados da inflação na China (CPI e PPI de março). Ocorrerão ainda a cúpula da Celac em Honduras e um fórum da OCDE na Turquia.

Na quinta-feira, são esperadas reuniões do Eurogrupo e Ecofin. Na sexta-feira, Alemanha e Reino Unido publicam dados de inflação e produção industrial. A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, participa de coletiva de imprensa.

Mercado financeiro hoje: os principais assuntos desta segunda-feira

Com temor de recessão, bolsas internacionais entram no ‘modo pânico’

Não há trégua na aversão a risco diante da guerra comercial deflagrada pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Os futuros de Nova York e as bolsas europeias afundam, sendo que a Bolsa de Frankfurt chegou a desabar 10% mais cedo refletindo o medo de uma recessão mundial. As ações de bancos dos EUA e da Europa operam em forte baixa.

Publicidade

As bolsas asiáticas também tombaram, com a de Hong Kong sofrendo a maior queda em um único pregão desde 1997. Na sexta-feira (4), Pequim anunciou tarifas de 34% a importações dos EUA, em resposta ao total de 54% de tarifas impostas por Trump e o governo chinês prepara “esforços extraordinários” para compensar os efeitos das tarifas.

  • Veja também: Até onde a guerra comercial de Trump pode impactar seus investimentos?

O Banco do Povo da China (PBoC, pela sigla em inglês) poderá cortar taxas de juros a qualquer momento e o governo garantiu que seguirá dando apoio para companhias estrangeiras, mesmo as americanas. Mais de 50 países já pediram negociações sobre tarifas.

No domingo (6), Trump disse que “não quebrou o mercado de propósito” e que “não pode prever” o que acontecerá com o mercado de ações.

Boletim Focus traz novas apostas para economia

O boletim Focus do Banco Central (BC) atualizou, nesta segunda-feira (7), os principais indicadores da economia, sendo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e taxa Selic – veja os detalhes aqui.

A mediana do relatório do BC para inflação brasileira em 2025 se manteve em 5,65%, ainda acima do teto da meta (4,50%). Nos anos seguintes, também houve estabilidade no IPCA: em 2026, segue em 4,50%, em 2027, 4,00% pela 7ª semana consecutiva, e para 2028, ficou em 3,78% pela 3ª semana consecutiva.

Em relação à taxa de juros brasileira, também houve estabilidade. A Selic para 2025 ficou em 15% e, em 2026, 12,50%. Já em 2027 e 2028, foram 10,50% e 10% respectivamente, segundo o boletim Focus.

Commodities: petróleo e minério enfrentam forte queda

O petróleo chegou a recuar mais de 3% nesta segunda-feira, ampliando perdas da semana passada e renovando mínimas desde 2021, em meio a temores de que a crescente guerra comercial gere uma recessão global e enfraqueça a demanda pela commodity. No início desta manhã, o barril do petróleo WTI e Brent recuavam 1,36%.

Publicidade

Entre as commodities hoje, o minério de ferro no mercado futuro da Dalian Commodity Exchange, para setembro de 2025, fechou em queda de 3,29%, cotado a 720 yuans por tonelada, o equivalente a US$ 98,86.

Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) recuavam 2,42% no pré-mercado de Nova York, por volta das 8h45 (de Brasília). Já os ADRs da Petrobras (PETR3; PETR4) cediam 3,43% no mesmo horário.

Expectativas para o Ibovespa hoje

O EWZ (ETF, fundo de investimento negociado na Bolsa de Valores como se fosse uma ação negociado em NY), que replica o desempenho das principais ações brasileiras, caía 3,31% às 8h45 no pré-mercado, sinalizando um dia de perdas fortes para o Ibovespa hoje em meio aos tombos das commodities.

Para o Brasil, as tarifas de 10% são vistas como um cenário menos adverso, podendo até beneficiar alguns setores. Mas uma desaceleração da China ou uma recessão global não poupariam a economia brasileira.

No Congresso, o PL de Jair Bolsonaro iniciou obstrução nas votações na Câmara dos Deputados, mas não conseguiu levar a plenário o projeto de anistia aos condenados pelos atos golpistas.

Publicidade

Galípolo convocou no sábado uma reunião com representantes dos maiores bancos privados do País para discutir a operação entre o BRB e o Banco Master.

  • CDBs do Master bombam no mercado secundário e oferecem 160% do CDI; especialistas explicam os riscos

Principal acionista do BTG, André Esteves articula apoio dos três maiores bancos privados do País – Itaú, Bradesco e Santander – para viabilizar uma solução envolvendo o Banco Master. A proposta prevê o uso de uma linha emergencial do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), e pode repercutir no mercado financeiro hoje.

* Com informações do Broadcast

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Abertura de Mercado
  • Ásia
  • bolsa
  • Dolar
  • Juros
  • tarifas de Trump
Cotações
22/07/2025 19h53 (delay 15min)
Câmbio
22/07/2025 19h53 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    5 direitos pouco conhecidos e garantidos por lei que ajudam os 60+ a economizar

  • 2

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 3

    Plano Collor: como descobrir se você tem dinheiro a receber

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Imposto de Renda 2025: como saber em qual lote vou receber a restituição?

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Já pensou em ganhar dinheiro só com a sua nota fiscal? Conheça o Nota Paraná
Logo E-Investidor
Já pensou em ganhar dinheiro só com a sua nota fiscal? Conheça o Nota Paraná
Imagem principal sobre o Fogão de indução gasta muita energia? Descubra a verdade
Logo E-Investidor
Fogão de indução gasta muita energia? Descubra a verdade
Imagem principal sobre o 8 ideias para ter uma renda extra sendo universitário
Logo E-Investidor
8 ideias para ter uma renda extra sendo universitário
Imagem principal sobre o Não tem conta na Caixa? Veja como o Cartão Cidadão facilita o saque de benefícios
Logo E-Investidor
Não tem conta na Caixa? Veja como o Cartão Cidadão facilita o saque de benefícios
Imagem principal sobre o Nota Carioca: veja como pedir a nota fiscal pode trazer dinheiro de volta
Logo E-Investidor
Nota Carioca: veja como pedir a nota fiscal pode trazer dinheiro de volta
Imagem principal sobre o Por que Warren Buffett evita investir em imóveis? Entenda
Logo E-Investidor
Por que Warren Buffett evita investir em imóveis? Entenda
Imagem principal sobre o É possível economizar R$ 5 mil até dezembro? Veja o plano em 6 passos
Logo E-Investidor
É possível economizar R$ 5 mil até dezembro? Veja o plano em 6 passos
Imagem principal sobre o 7 carreiras para quem busca nova renda depois dos 60 anos
Logo E-Investidor
7 carreiras para quem busca nova renda depois dos 60 anos
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: CSN (CSNA3) e Usiminas (USIM5) saltam com minério; Vivara (VIVA3) tomba
Mercado
Ibovespa hoje: CSN (CSNA3) e Usiminas (USIM5) saltam com minério; Vivara (VIVA3) tomba

Ações da Vale (VALE3) também se saíram bem no pregão, mas não conseguiram evitar queda do índice

22/07/2025 | 18h14 | Por Beatriz Rocha
Mais de 10 ações do Ibovespa batem máximas históricas no mês; vale aproveitar?
Mercado
Mais de 10 ações do Ibovespa batem máximas históricas no mês; vale aproveitar?

Telecomunicações e energia puxam a fila, com mais de um representante na lista

22/07/2025 | 14h00 | Por Beatriz Rocha
WEG (WEGE3) pode lucrar até R$ 1,71 bilhão no 2T25, mas analistas estão cautelosos com a ação; entenda
Mercado
WEG (WEGE3) pode lucrar até R$ 1,71 bilhão no 2T25, mas analistas estão cautelosos com a ação; entenda

Empresa tem receitas atreladas aos Estados Unidos e pode ser impactada por tarifas de Trump

22/07/2025 | 11h18 | Por Bruno Andrade
Bolsas da Ásia fecham sem direção única, com queda em Tóquio
Mercado
Bolsas da Ásia fecham sem direção única, com queda em Tóquio

Promessa de permanência de Ishiba trouxe alívio temporário, mas incertezas políticas pesaram sobre a bolsa japonesa

22/07/2025 | 06h41 | Por Rariane Costa
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador