

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) atualmente é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil. A nota do exame pode ser usada para concorrer a vagas em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e também para financiamento estudantil via Fies.
Além disso, os resultados do Enem são aceitos por diversas instituições de ensino superior em Portugal, por meio de acordos firmados com o Inep.
Aos estudantes que desejam participar do Enem 2025 sem pagar a taxa de inscrição devem ficar atentos: o período para solicitar a isenção começa nesta segunda-feira, 14 de abril, e vai até o dia 25. O pedido deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, utilizando o login do portal Gov.br.
Publicidade
Para solicitar a gratuidade, é necessário informar o número do CPF e a data de nascimento, sendo imprescindível que os dados coincidam com os cadastrados na Receita Federal.
Quem tem direito à isenção da prova do Enem?
De acordo com a nota da Agência Brasil, têm direito à isenção da taxa de inscrição os seguintes perfis de estudantes:
- Alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública, em qualquer modalidade (regular ou EJA);
- Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Candidatos com renda familiar mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 2.277 em 2025);
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico);
- Participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação.
Para ter o benefício concedido, é necessário comprovar que se enquadra em um dos critérios. Os documentos aceitos incluem, por exemplo, declaração escolar atualizada e comprovantes de renda.
O resultado dos pedidos de isenção para a prova do Enem será divulgado em 12 de maio. Quem tiver a solicitação negada poderá entrar com recurso entre os dias 12 e 16 de maio. O resultado dos recursos será publicado no dia 22 do mesmo mês.
Colaborou: Renata Duque.