• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Negócios

Política tarifária de Trump vai provocar crise “pior que uma recessão”, diz Ray Dalio

Segundo o bilionário, a base da economia americana, a "ordem monetária", está sob ameaça

Por Eleanor Pringle, da Fortune

14/04/2025 | 18:13 Atualização: 14/04/2025 | 21:19

Tarifas de Donald Trump (Foto: Adobe Stock)
Tarifas de Donald Trump (Foto: Adobe Stock)

A política tarifária mutável do Presidente Trump faz parte de um conjunto mais amplo de pressões econômicas e geopolíticas que poderiam desencadear uma crise “pior do que uma recessão”, de acordo com o fundador da Bridgewater Associates, Ray Dalio. Dalio, cujo patrimônio líquido é estimado em US$ 16 bilhões, disse em uma entrevista ao Meet the Press da NBC que a base da economia americana – a “ordem monetária” – está sob ameaça. Ele alertou que a quebra desse sistema poderia ter consequências muito mais profundas para os consumidores e empresas do que uma contração econômica padrão.

Leia mais:
  • Tesouro dos EUA perde brilho como porto seguro? Veja o que dizem analistas
  • O que significam as novas tarifas sobre a China para os consumidores e para o mercado de ações
  • Recessão à vista? Essas 4 ações são apostas de uma experiente gestora do mercado
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dalio afirmou que a história é moldada por cinco forças principais: ciclos monetários como crédito e dívida; conflito político interno; mudanças no poder global; mudança tecnológica; e desastres naturais, como pandemias. Na visão dele, todos os cinco estão atualmente em jogo.

Ele vê a agenda tarifária da administração Trump – marcada por anúncios súbitos, reversões e exceções – como sintomática da luta dos formuladores de políticas para gerenciar essas mudanças mais amplas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As tarifas iniciais visando a China foram seguidas por ações atrasadas contra o México e o Canadá, com o objetivo de conter o tráfico de fentanil e desacelerar a imigração.

Deveres adicionais sobre indústrias como automóveis e aço foram revelados como parte de uma campanha apelidada de Dia da Libertação, com tarifas gerais de 10% introduzidas em 2 de abril.

Taxas mais altas foram impostas a parceiros comerciais selecionados como a UE, Japão e Índia, embora tenham sido concedidos um adiamento de 90 dias. A China, que impôs tarifas retaliatórias, foi excluída da pausa.

Em 5 de abril, a Casa Branca moveu-se para isentar smartphones e computadores importados da China, seguindo preocupações sobre o crescente déficit comercial dos EUA.

Uma lição de história com advertências severas para o futuro

Dalio criticou o lançamento caótico.

Publicidade

Ele disse: “O que foi colocado lá [no anúncio tarifário de 2 de abril] foi como jogar pedras no sistema de produção e esses impactos seriam enormes em termos da eficiência do mundo inteiro.

“Atualmente, estamos em um ponto de tomada de decisão e muito próximos de uma recessão. Estou preocupado com algo pior do que uma recessão se isso não for bem gerenciado”, diz Dalio.

“Uma recessão são dois trimestres negativos do PIB. Se vamos chegar lá? Sempre temos essas coisas. Temos algo muito mais profundo, temos um desmoronamento da ordem monetária.”

O especialista econômico de 75 anos pode estar se referindo à questão da dívida governamental, que ele destacou anteriormente.

Publicidade

Muitos — incluindo o CEO do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, e o presidente do Fed, Jerome Powell — temem que a América continue a acumular dívida pública a ponto de não poder reembolsá-la, provocando uma situação em que nações estrangeiras aumentem suas taxas para o Tio Sam ou simplesmente recusem comprar sua dívida.

Mas Dalio acrescentou que tarifas e mudanças na ordem doméstica e mundial agravam a questão da dívida governamental.

“Tempos como esses são muito parecidos com os anos 1930”, continuou ele. “Eu estudei a história, e a história se repete várias e várias vezes. Se você considerar tarifas, se considerar dívida, se considerar o poder ascendente desafiando o poder existente… Essas mudanças nas ordens — os sistemas são muito, muito disruptivos. Como isso é gerenciado pode produzir algo que é muito pior do que uma recessão ou pode ser bem gerenciado.”

Cenário de pior caso

O cenário de pior caso de Dalio inclui um colapso no valor do dinheiro, conflito político interno “não como a democracia que conhecemos” e tensões globais que podem escalar para conflito militar.

“Esses colapsos ocorreram antes”, disse Dalio. “A ordem monetária e geopolítica existente começou em 1945. Esses sistemas seguem ciclos, e me preocupo com o colapso —, particularmente porque não precisa acontecer.”

Publicidade

*Esta história foi originalmente publicada na Fortune.com (c.2024 Fortune Media IP Limited) e distribuída por The New York Times Licensing Group. O conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Economia
  • EUA
  • Guerra comercial
  • Ray Dalio
  • tarifas de Trump
Cotações
12/02/2026 6h45 (delay 15min)
Câmbio
12/02/2026 6h45 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje renova recorde histórico após payroll nos EUA e falas de Galípolo

  • 2

    Ouro e dividendos: ainda faz sentido investir no metal em 2026?

  • 3

    IPCA de janeiro reforça cenário para corte maior da Selic; veja o impacto nos investimentos

  • 4

    Lucro da BB Seguridade cresce, mas não anima; Genial rebaixa recomendação e Citi e BBA projetam 2026 desafiador

  • 5

    Ibovespa hoje cai e perde os 186 mil pontos com IPCA, Haddad e dados dos EUA no foco

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Aposentados INSS 2026: os pagamentos de fevereiro já começaram?
Logo E-Investidor
Aposentados INSS 2026: os pagamentos de fevereiro já começaram?
Imagem principal sobre o Saldo retido FGTS: segunda etapa de pagamentos para nascidos entre setembro e dezembro começou
Logo E-Investidor
Saldo retido FGTS: segunda etapa de pagamentos para nascidos entre setembro e dezembro começou
Imagem principal sobre o Conta de luz cara? Saiba como economizar com a sua geladeira
Logo E-Investidor
Conta de luz cara? Saiba como economizar com a sua geladeira
Imagem principal sobre o Bolsa Família realiza pagamentos nesta semana? Entenda
Logo E-Investidor
Bolsa Família realiza pagamentos nesta semana? Entenda
Imagem principal sobre o 5 pontos facultativos no 1º semestre 2026
Logo E-Investidor
5 pontos facultativos no 1º semestre 2026
Imagem principal sobre o 4 feriados nacionais no 1º semestre 2026
Logo E-Investidor
4 feriados nacionais no 1º semestre 2026
Imagem principal sobre o Show do Bad Bunny: qual o valor dos ingressos? Veja se todos os lotes já esgotaram
Logo E-Investidor
Show do Bad Bunny: qual o valor dos ingressos? Veja se todos os lotes já esgotaram
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Últimas: Negócios
Pátria conclui compra da RBR e muda a gestão de FIIs; XP avalia impactos para os cotistas
Negócios
Pátria conclui compra da RBR e muda a gestão de FIIs; XP avalia impactos para os cotistas

Analistas apontam ajuste nos fundos imobiliários mais sensíveis à curva longa de juros; operação impacta o IFIX, que encerrou a última semana em queda de 0,36%

09/02/2026 | 09h53 | Por Isabela Ortiz
Empresário que foi sócio de resort ligado à família Toffoli patrocinou evento com juízes do STF ao lado do Master
Negócios
Empresário que foi sócio de resort ligado à família Toffoli patrocinou evento com juízes do STF ao lado do Master

Alberto Leite, fundador da FS Security, comprou participação no resort Tayayá, por meio de um fundo, após os irmãos de Toffoli e o cunhado de Daniel Vorcaro saírem do empreendimento. Procurado, Leite diz nunca ter mantido vínculos financeiros com ministros do STF

06/02/2026 | 13h15 | Por Jenne Andrade
Trillia: novo projeto da B3 une negócios de dados e mira resultado recorrente para a empresa
Negócios
Trillia: novo projeto da B3 une negócios de dados e mira resultado recorrente para a empresa

Bolsa brasileira reúne sob o mesmo “guarda-chuva” PDTec, Neoway, Neurotech e DataStock

05/02/2026 | 14h25 | Por Beatriz Rocha
Banco do Brasil tem novo comando nas operações em Nova York
Negócios
Banco do Brasil tem novo comando nas operações em Nova York

Com mais de três décadas no BB, Maurício Itagyba se tornou o novo gerente geral da unidade nos EUA

04/02/2026 | 17h16 | Por Aline Bronzati

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador