Feriado de 4 de julho nos EUA altera funcionamento da B3; veja o que abre e fecha
(Foto: Adobe Stock)
Nesta sexta-feira (4), os Estados Unidos celebram o Dia da Independência, em referência à assinatura da Declaração de Independência em 1776, que marcou a separação das Treze Colônias do Império Britânico. Por conta do feriado, o pregão americano terá horário reduzido nesta quinta-feira (3), encerrando às 13h (horário de Brasília), e permanecerá fechado na sexta-feira (4).
No Brasil, a data não afeta o funcionamento de serviços. O comércio e os bancos operam normalmente, e contas e boletos seguem com vencimento regular. A Bolsa de Valores (B3), no entanto, sofre alguns ajustes. Veja o que muda:
Funcionamento da Câmara de Câmbio da B3
As operações de câmbio serão registradas, compensadas e liquidadas normalmente, com uma exceção:
Derivativos agropecuários: as liquidações que ocorreriam no dia 4 serão adiadas para a próxima segunda-feira (7), primeiro dia útil com funcionamento tanto no Brasil quanto nos EUA.
Além disso, a B3 informou que, neste período, serão registrados apenas contratos com prazo de liquidação em D+1 e D+2. Já a compensação e liquidação efetiva ocorrerá somente em 7 de julho.
Operações Casadas de Dólar (CSD2)
Por impactarem a liquidação do dólar à vista em D+2, as operações casadas são suspensas dois dias úteis antes de feriados nos EUA. Por isso, as negociações de CSD2 foram interrompidas já na quarta-feira (2) e retornam na segunda-feira (7).