A operação de incorporação de ações da BRF (BRFS3) pela Marfrig (MRFG3) foi aprovada nesta terça-feira (5) pelos acionistas das duas companhias, em assembleias gerais extraordinárias realizadas separadamente, anunciaram as empresas em fato relevante conjunto. A assembleia da BRF ocorreu pela manhã, enquanto a da Marfrig foi realizada no período da tarde. O movimento marca mais um passo na consolidação da fusão das empresas, dando origem à MBRF Global Foods Company, novo gigante do setor de alimentos.
Segundo comunicado conjunto, a aprovação segue os termos do “Protocolo e Justificação de Incorporação das Ações de Emissão da BRF S.A. pela Marfrig Global Foods S.A.”, assinado em 15 de maio e aditado em 26 de maio. O negócio ainda está sujeito ao cumprimento de condições previstas no acordo e ao chamado “fechamento”, etapa final da operação.
A incorporação assegura, conforme previsto na Lei das Sociedades por Ações, o direito de retirada aos acionistas que detinham papéis de BRF ou Marfrig de forma ininterrupta desde 15 de maio, e que não votaram favoravelmente, se abstiveram ou não compareceram às assembleias. O prazo para manifestação será de 30 dias contados a partir da publicação das atas das assembleias. “Informações adicionais acerca da Incorporação de Ações serão tempestivamente divulgadas pelas companhias nos termos da legislação e da regulamentação aplicáveis”, informaram Marfrig e BRF em fato relevante.
A transação é parte de um processo iniciado em 2021, quando a Marfrig (MRFG3) começou a adquirir participação na BRF (BRFS3). Com a aprovação dos acionistas, o plano ganha força e avança rumo à criação de uma nova companhia de escala global no setor de proteína animal e alimentos processados.