Fusão entre BRF (BRFS3) e Marfrig (MRFG3) tem aval de 78,39% dos votos de acionistas, diz nota oficial
Assembleia de acionistas da BRF aprova fusão com a Marfrig, abrindo caminho para a formação de gigante alimentícia. Acionistas da Marfrig votam na tarde desta terça-feira (5)
Marfrig e BRF se unem para formar gigante do setor de alimentos. (Foto: Adobe Stock)
A operação de fusão entre BRF (BRFS3) e Marfrig (MRFG3) recebeu apoio de 78,39% dos acionistas da BRF, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada nesta terça-feira (5), informou a empresa em nota. A aprovação, antecipada pelos votos a distância registrados no fim de semana, representa um passo decisivo para a formação da MBRF Global Foods Company, nova gigante do setor alimentício brasileiro.
Com presença em mais de 100 países, mais de 130 mil colaboradores e capacidade produtiva de cerca de 8 milhões de toneladas por ano, a MBRF surge como uma das maiores empresas globais de alimentos. A validação da operação pelos minoritários da BRF foi destacada pela companhia como um sinal de confiança no processo.
“A aprovação da maioria dos minoritários reforça a confiança no processo, conduzido com higidez e em estrita conformidade com os protocolos legais e regulatórios aplicáveis, seguindo as melhores práticas de governança corporativa”, afirmou a BRF em nota.
A aprovação da assembleia abre o prazo de 30 dias para o exercício do direito de recesso, a partir da publicação da ata. A assembleia de acionistas da Marfrig, que também precisa aprovar a operação, está marcada para as 15h desta terça-feira.
A incorporação da BRF pela Marfrig foi formalizada em maio, com a divulgação do protocolo e justificativa da operação, posteriormente aditado no dia 26 daquele mês. Desde que a Marfrig assumiu o controle da BRF, em 2021, as duas companhias vêm integrando estratégias e promovendo sinergias operacionais. A expectativa é que a fusão fortaleça a presença global do grupo nas áreas de alimentos processados e proteína animal.