• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Dólar hoje fecha em leve alta com cenário político agitado; investidores monitoram simpósio Jackson Hole, nos EUA

Falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, devem dar um novo norte para os investidores

Bruno Andrade é repórter do E-Investidor
Por Bruno Andrade

21/08/2025 | 9:05 Atualização: 21/08/2025 | 17:17

Notas de dólar. (Foto: Adobe Stock)
Notas de dólar. (Foto: Adobe Stock)

O dólar hoje fecha em alta de 0,11%, a R$ 5,4791, nesta quinta-feira (21), em meio ao cenário agitado na agenda doméstica, com o mercado atento aos dados da arrecadação e o noticiário político movimentado. A Polícia Federal (PF) indiciou Jair Bolsonaro e aliados e a pesquisa da Genial/Quest apontou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como favorito para vencer a eleição de 2026. No mercado internacional, os desdobramentos do Simpósio de Jackson Hole, do Federal Reserve (Fed), chamam a atenção para possíveis sinalizações de corte de juros do BC americano.

Leia mais:
  • XP acalma investidores da Petrobras (PETR4) após renúncia de presidente do Conselho
  • Inflação abaixo de 5% elevaria juro real a mais de 10%. Veja oportunidades na renda fixa
  • Fusão com Yduqs faz sentido, mas está fora da mesa neste momento, diz CEO da Cogna
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo Cristiane Quartaroli, Economista-chefe da Ouribank, as falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no Simpósio de Jackson Hole, devem dar um norte para o mercado em relação ao corte de juros nos EUA.

A fala de Powell está mercada para às 11h desta sexta-feira (22). Quartaroli comenta que os dados da economia americana seguem mistos, com os pedidos de auxílio de desemprego acima do esperado. O número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos chegou a 235 mil na semana encerrada em 16 de agosto, segundo pesquisa divulgada pelo Departamento do Trabalho nesta quinta-feira. O resultado ficou acima da previsão de analistas consultados pela FactSet, de 229 mil solicitações.

“Os indicadores estão mistos, o que gera dúvidas sobre quais serão os próximos passos do Banco Central dos EUA. Além disso, o mercado está na expectativa do que o Powell falará amanhã. Desse modo, vemos o dólar ganhando força globalmente com os investidores buscando proteção diante dessas incertezas”, explica Quartaroli.

Já o dirigente do Fed de Kansas City, Jeff Schmid, reiterou que continua sendo apropriado que o banco central dos EUA mantenha uma postura de política monetária “modestamente restritiva”. Em entrevista à Bloomberg TV transmitida nesta quinta-feira, Schmid avaliou que os riscos de inflação são marginalmente maiores do que os riscos para o mercado de trabalho, ecoando a última ata de política monetária do Fed, divulgada ontem (20).

Vitória de Lula em 2026 também mexe com o câmbio

No cenário político, o mercado também acompanha a pesquisa Genial/Quaest, que mostra o presidente Lula avançando em todos os cenários de segundo turno e oscilando para cima contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O clima pode ser de cautela também devido ao humor no exterior e o mercado olha a arrecadação, que deve melhorar na margem.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ainda na política, a Polícia Federal indiciou ontem o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu filho “03”, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), pelos crimes de coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, ao tentar interferir no julgamento da ação penal do golpe.

Já o pastor Silas Malafaia foi alvo de mandado de busca e apreensão no aeroporto do Galeão ao chegar de Lisboa. O ministro do STF Alexandre de Moraes teve um cartão de bandeira americana bloqueado por ao menos um banco no Brasil desde a imposição de sanções financeiras pelos EUA.

Para Felipe Sant’Anna, especialista em Investimentos do Grupo Axia Investing, toda essa instabilidade política no Brasil faz o investidor comprar mais dólar para se proteger em moeda forte. “Portanto, a moeda americana ainda está ‘comportada’, frente ao seu potencial de alta”, diz Sant’Anna.

Ontem, o dólar fechou em queda de 0,51%, cotado a R$ 5,4729. A ata da reunião do Fed foi o grande balizador da véspera. Os membros do banco central americano disseram que o aumento da inflação no curto prazo parece provável, ainda que a magnitude, timing e persistência da inflação sejam incertas. Para mais informações sobre o dólar hoje, clique aqui.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Câmbio
  • Conteúdo E-Investidor
  • Dolar
  • Economia
  • Internacional
  • moedas
Cotações
12/10/2025 18h52 (delay 15min)
Câmbio
12/10/2025 18h52 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    “Seu filho deve pensar que você tem menos dinheiro do que realmente tem”, diz influenciador Papai Financeiro

  • 2

    Trump anuncia tarifa extra de 100% à China: qual o impacto para o mercado?

  • 3

    Ela encontrou um novo jeito de vender casas de alto padrão: zombar dos ricos

  • 4

    Caso Ambipar revela o peso das 'letras miúdas' escondidas nos contratos de COEs

  • 5

    Educação financeira no Dia das Crianças: guia prático de mesada, hábitos e atividades que funcionam para falar de dinheiro

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Gás do Povo: quando começará a entrega do benefício?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: quando começará a entrega do benefício?
Imagem principal sobre o O horário de verão economizaria a conta de luz hoje?
Logo E-Investidor
O horário de verão economizaria a conta de luz hoje?
Imagem principal sobre o Dá para ganhar na loteria sem acertar nenhum número; saiba como
Logo E-Investidor
Dá para ganhar na loteria sem acertar nenhum número; saiba como
Imagem principal sobre o FGTS: quando começam as novas regras do saque-aniversário?
Logo E-Investidor
FGTS: quando começam as novas regras do saque-aniversário?
Imagem principal sobre o Quanto custa construir uma casa de 100m² em Minas Gerais?
Logo E-Investidor
Quanto custa construir uma casa de 100m² em Minas Gerais?
Imagem principal sobre o Taylor Swift: filme sobre o álbum "Life of a Showgirl" arrecada valor milionário
Logo E-Investidor
Taylor Swift: filme sobre o álbum "Life of a Showgirl" arrecada valor milionário
Imagem principal sobre o Quanto custa construir uma casa de 100m² no Alagoas?
Logo E-Investidor
Quanto custa construir uma casa de 100m² no Alagoas?
Imagem principal sobre o Maneiras de ensinar economia para crianças com o uso de cofrinhos
Logo E-Investidor
Maneiras de ensinar economia para crianças com o uso de cofrinhos
Últimas: Mercado
Calendário econômico da semana: prévia do PIB do Brasil e dados de inflação dos EUA estão no radar dos investidores; veja o que acompanhar
Mercado
Calendário econômico da semana: prévia do PIB do Brasil e dados de inflação dos EUA estão no radar dos investidores; veja o que acompanhar

Indicadores chave vão orientar expectativas sobre juros e economia, numa semana que terá discurso do presidente do Fed Jerome Powell

12/10/2025 | 17h00 | Por Rafaela Navarro
Trump anuncia tarifa extra de 100% à China: qual o impacto para o mercado?
Mercado
Trump anuncia tarifa extra de 100% à China: qual o impacto para o mercado?

EWZ, principal fundo de índice (ETF) brasileiro negociado em Nova York, recuava 2,97% após o anúncio

10/10/2025 | 19h38 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa termina a semana com menos de 10 ações no positivo; Raízen afunda 13,8% e lidera perdas
Mercado
Ibovespa termina a semana com menos de 10 ações no positivo; Raízen afunda 13,8% e lidera perdas

O índice terminou o período em baixa de 2,44%, passando de 144.200,65 pontos para 140.680,34 pontos

10/10/2025 | 18h50 | Por Jenne Andrade
Ibovespa hoje: Engie (EGIE3) lidera altas e CSN (CSNA3) derrete 6%
Mercado
Ibovespa hoje: Engie (EGIE3) lidera altas e CSN (CSNA3) derrete 6%

Índice da B3 fechou em queda, enquanto o dólar terminou no maior nível desde o mês de agosto

10/10/2025 | 18h07 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador