Cuidar de cães e gatos pode se tornar mais acessível no Brasil com a criação de dois programas federais: o Sistema Nacional de Registro de Animais Domésticos (SinPatinhas) e o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas) Ambos foram lançados pelo Governo Federal para facilitar o acesso a serviços de saúde animal, além de ajudar no controle da população de pets abandonados.
O SinPatinhas é uma plataforma digital gratuita voltada ao registro oficial de animais domésticos em todo o país. Com ela, o governo pretende reunir dados fundamentais sobre cães e gatos para mapear onde estão, quem são seus tutores e qual a situação de saúde dos animais. Isso facilita o planejamento de campanhas de vacinação, castração e ações contra abandono e maus-tratos.
Como fazer o cadastro do seu pet
Para registrar seu pet no sistema, o tutor precisa acessar a plataforma com a conta Gov.br. Em seguida preencher as informações solicitadas sobre o animal, como:
Nome;
Espécie;
Raça;
Outras características.
Ao final do processo, é gerada uma carteirinha digital com QR Code, que pode ser fixada na coleira do animal, facilitando sua identificação em caso de perda.
Quem pode usar o sistema?
O SinPatinhas está disponível para todos os brasileiros e instituições envolvidas com a causa animal. Podem utilizar:
Clínicas veterinárias;
Tutores individuais;
Protetores independentes;
Prefeituras;
ONGs;
Estados.
Os citados podem utilizar o sistema gratuitamente para registrar e acompanhar os cuidados com os animais sob sua responsabilidade.
O que é o ProPatinhas?
Já o ProPatinhas atua como uma estratégia nacional de apoio técnico e financeiro para que prefeituras e estados coloquem em prática políticas de bem-estar animal.
Com o objetivo de promover o controle populacional ético de cães e gatos, a iniciativa busca incentivar a guarda responsável dos animais, além de combater o abandono e prevenir situações de maus-tratos. Entre as ações previstas estão:
Campanhas de castração;
Incentivo à adoção responsável;
Combate aos maus-tratos e abandono;
Registro Animal e Microchipagem;
Projetos de educação sobre cuidados com pets.
Com essas duas novas iniciativas, o governo pretende criar uma base de dados eficiente e promover ações mais eficazes para garantir que cães e gatos em todo o Brasil recebam o cuidado que merecem, isso tudo sem pesar no bolso dos tutores.