- A tecnologia de direção autônoma da Huawei já superou a da Tesla em alguns aspectos, permitindo por exemplo que os carros percorram mais de mil quilômetros sem nenhum tipo de intervenção humana
- Empresa está saindo do pior ano já registrado, no qual as sanções impostas pelo governo Trump esfriaram seus negócios de smartphone
- A Huawei espera conquistar um lugar entre as gigantes da tecnologia que disputam quem definirá o futuro de setores em rápida evolução
(WP Bloomberg) – A Huawei Technologies Co. investirá US$ 1 bilhão em pesquisa para a criação de tecnologias para carros autônomos e elétricos, acelerando seus planos de concorrer com a Tesla Inc. e a Xiaomi Corp. no maior mercado de veículos do mundo.
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A tecnologia de direção autônoma da Huawei já superou a da Tesla em alguns aspectos, ao permitir por exemplo que os carros percorram mais de mil quilômetros sem nenhum tipo de intervenção humana, disse a analistas o presidente rotativo da empresa, Eric Xu, em Shenzhen, na segunda-feira (12).
Inicialmente, a gigante chinesa das telecomunicações estabelecerá parcerias com três empresas automotivas para a fabricação de carros que carregarão o nome da Huawei como uma submarca, afirmou Xu, um dos três executivos que se revezam na presidência da empresa.
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A Huawei manterá seu círculo de parcerias restrito e colocará seu logotipo — mais ou menos como faz a Intel Corp. para chamar atenção para seus microprocessadores em computadores pessoais — nos carros que adotarem sua tecnologia de direção autônoma, acrescentou ele. Até agora, a gigante da telefonia celular concordou em unir esforços com BAIC Group, Chongqing Changan Automobile Co. e Guangzhou Automobile Group Co.
“A unidade para negócios com carros inteligentes recebe um dos mais altos investimentos na Huawei. Investiremos mais de US$ 1 bilhão no desenvolvimento de componentes automotivos este ano”, afirmou Xu. “A China fabrica 30 milhões de carros ao ano, e este número está crescendo. Mesmo que não tenhamos muita participação nesse mercado fora da China, se conseguirmos ganhar uma média de 10 mil yuans com cada carro vendido na China, isso já significa um grande negócio para a Huawei.”
A Huawei está saindo do pior ano já registrado pela empresa, no qual as sanções do governo Trump esfriaram seus negócios de smartphones, que já foram seu foco principal, e atravancaram avanços na fabricação de chips e redes de internet de quinta geração.
A Casa Branca de Joe Biden tem dado poucos sinais de que aliviará o tom, fazendo com que o bilionário fundador da Huawei, Ren Zhengfei, direcione a empresa a novas áreas de crescimento, como agricultura inteligente, assistência de saúde e carros elétricos. A Huawei espera conquistar um lugar entre as gigantes da tecnologia que disputam quem definirá o futuro de setores em rápida evolução como os carros, lares e locais de trabalho inteligentes.
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A Huawei quer se juntar a gigantes da tecnologia como Apple Inc. e Xiaomi ao colocar foco na indústria automobilística, apostando que os carros do futuro atenderão a cada vez mais quesitos para proteção do meio ambiente e serão mais autônomos e conectados. As vendas de carros elétricos na China poderão subir mais de 50% somente este ano, enquanto mais consumidores optam por veículos mais limpos e seus custos caem, estima a firma de pesquisa Canalys.
Os equipamentos de informação e entretenimento da Huawei já são usados em sedãs Mercedes-Benz, e a firma chinesa já estabeleceu parcerias com empresas de seu país, como BAIC BluePark New Energy Technology Co., para desenvolver sistemas de carros inteligentes. O primeiro modelo produto da parceria com a fabricante chinesa de carros elétricos Arcfox aS HBT será revelado ao público na feira Auto Shanghai, em abril.
“Não sei se era bravata, mas minha equipe disse que consegue fazer carros capazes de circular por conta própria, sem nenhum tipo de intervenção humana, por mil quilômetros. Isso é muito mais do que a Tesla consegue”, afirmou Xu na segunda-feira.
Mas a Huawei está chegando a um setor já abarrotado de empresas em disputa, no qual uma série de fabricantes de carros, da Tesla às novatas Nio Inc. e Xpeng Inc., lutam por uma fatia do maior mercado de carros elétricos do mundo. A Xiaomi — mais conhecida por seus baratos dispositivos eletrônicos e eletrodomésticos como panelas elétricas de arroz e robôs-aspiradores de pó — revelou no mês passado planos de investir na fabricação de carros elétricos cerca de US$ 10 bilhões ao longo da próxima década. A gigante de buscas na internet Baidu Inc. e a Geely Automobile Holdings Ltd. também estariam se juntando para fabricar carros inteligentes.
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(Tradução de Augusto Calil)