Relatório do Citi mostra que a Claro (AMX) liderou a portabilidade móvel em agosto com 56 mil novos clientes. (Imagem: Adobe Stock)
A Claro é a empresa que tem se sobressaído na atração de clientes de outras operadoras, enquanto a TIM (TIMS3) tem ficado para trás nessa disputa. As informações constam em relatório do Citi, que compilou dados mensais de portabilidade de celular divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Em agosto, a Claro ganhou 56 mil clientes, seguida pela Vivo (VIVT3), com 12 mil. Já a TIM perdeu 113 mil usuários de telefonia móvel no mês. Correndo por fora, a Surf Telecom ganhou 17 mil, e a Brisanet (BRST3), 12 mil, enquanto Algar perdeu 1 mil usuários.
“A Claro continua liderando a portabilidade mensal, seguida pela Vivo, enquanto a TIM continua a ter uma performance inferior, com perda de acessos”, descreveram os analistas do Citi, em relatório.
De janeiro a agosto deste ano, a Claro ganhou um total de 418 mil clientes via portabilidade, enquanto a Vivo atraiu 137 mil, e a TIM viu irem embora 861 mil usuários, segundo os dados da Anatel compilados pelo banco.
O Citi não apresentou razões para essa dinâmica. No mercado, uma hipótese que vem sendo levantada é a capacidade de Claro e Vivo (VIVt3) se sobressaírem por oferecerem planos do tipo ‘convergentes’, isto é, que reúnem internet móvel e fixa num só pacote. Já a TIM (TIMS3) não oferece a mesma oferta em grande escala, pois sua cobertura de banda larga é pequena.
Excluindo as três grandes operadoras nacionais, a Surf Telecom tem sido a surpresa nesse mercado, conquistando 118 mil contas no ano. A Algar sofreu perdas de 5 mil no ano, e a Brisanet (BRST3) agregou 85 mil.