O índice Dow Jones conseguiu se recuperar e fechou em alta nesta terça-feira (30), enquanto os demais indicadores das bolsas de Nova York também subiram. O movimento aconteceu após Wall Street acumular ganhos nos dois últimos pregões.
Publicidade
O índice Dow Jones conseguiu se recuperar e fechou em alta nesta terça-feira (30), enquanto os demais indicadores das bolsas de Nova York também subiram. O movimento aconteceu após Wall Street acumular ganhos nos dois últimos pregões.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Investidores acompanharam o impasse orçamentário que pode levar a uma paralisação do governo dos EUA, a partir de quarta-feira (1º).
A agenda de hoje trouxe ainda dados da economia americana, incluindo o relatório JOLTS sobre empregos, que mostrou que a abertura de postos de trabalho nos EUA subiu para 7,227 milhões em agosto. O resultado ficou acima da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam a criação de 7,1 milhões de vagas no período.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Comentários de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) também foram monitorados. O vice-presidente do Fed, Philip Jefferson, disse que o mercado de trabalho dos EUA está se enfraquecendo e poderá enfrentar dificuldades se não receber ajuda. Já a presidente do Fed de Boston, Susan Collins, afirmou que pode ser apropriado aliviar um pouco mais a taxa básica de juros este ano, mas ponderou que os dados terão que mostrar que a flexibilização é apropriada.
No início da manhã, pesquisa final confirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,3% no segundo trimestre e as vendas no varejo alemão mostraram uma inesperada queda em agosto.
Investidores monitoraram um impasse orçamentário em Washington que pode paralisar agências governamentais dos EUA a partir de amanhã. O temor é de que um eventual “shutdown” atrase a coleta de dados econômicos e leve a Casa Branca a anunciar a demissão em massa de funcionários públicos.
O vice-presidente do Fed, Philip Jefferson, disse nesta manhã que as incertezas para a perspectiva econômica são particularmente elevadas e que o mercado de trabalho nos EUA se enfraquece e, sem apoio, pode enfrentar dificuldades.
Já o líder da minoria no Senado dos EUA, Chuck Schumer, disse após a reunião com o presidente americano, Donald Trump, que pela primeira vez o republicano escutou as alegações dos democratas, mas enfatizou que ainda existem grandes diferenças entre os dois lados. O comentário acontece sob tensões de uma possível paralisação do governo.
“Cabe aos republicanos decidir se querem ou não uma paralisação. Nós fizemos propostas e, em última análise, Trump é quem toma as decisões”, disse para jornalistas fora da Casa Branca.
O dólar hoje recuou ante outras moedas de economias desenvolvidas, ampliando perdas recentes. O índice DXY do dólar – que acompanha as flutuações da moeda americana em relação a outras seis divisas relevantes – teve baixa de 0,08%, a 97,829 pontos.
No fechamento, o Dow Jones subiu 0,18%, o S&P 500 avançou 0,41% e o Nasdaq teve alta de 0,3%.
Publicidade
*Com informações de Sergio Caldas e Isabella Pugliese Vellani, do Broadcast
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador