

O índice Dow Jones abriu em leve queda nesta terça-feira (30), seguindo o pessimismo dos demais indicadores das bolsas de Nova York. O movimento acontece após Wall Street acumular ganhos nos dois últimos pregões.
Publicidade
O índice Dow Jones abriu em leve queda nesta terça-feira (30), seguindo o pessimismo dos demais indicadores das bolsas de Nova York. O movimento acontece após Wall Street acumular ganhos nos dois últimos pregões.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Investidores acompanham o impasse orçamentário que pode levar a uma paralisação do governo dos EUA, a partir de quarta-feira (1º).
A agenda de hoje traz dados da economia americana, incluindo o relatório JOLTS sobre empregos, além de comentários de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
São esperados discursos da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, da presidente do Fed de Boston, Susan Collins, do presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, e de Lorie Logan, do Fed de Dallas. Há também o discurso do representante comercial dos EUA (USTR), Jamieson Greer.
No início da manhã, pesquisa final confirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,3% no segundo trimestre e as vendas no varejo alemão mostraram uma inesperada queda em agosto.
Investidores monitoram um impasse orçamentário em Washington que pode paralisar agências governamentais dos EUA a partir de amanhã. O temor é de que um eventual “shutdown” atrase a coleta de dados econômicos e leve a Casa Branca a anunciar a demissão em massa de funcionários públicos.
O vice-presidente do Fed, Philip Jefferson, disse nesta manhã que as incertezas para a perspectiva econômica são particularmente elevadas e que o mercado de trabalho nos EUA se enfraquece e, sem apoio, pode enfrentar dificuldades.
Já o líder da minoria no Senado dos EUA, Chuck Schumer, disse após a reunião com o presidente americano, Donald Trump, que pela primeira vez o republicano escutou as alegações dos democratas, mas enfatizou que ainda existem grandes diferenças entre os dois lados. O comentário acontece sob tensões de uma possível paralisação do governo.
“Cabe aos republicanos decidir se querem ou não uma paralisação. Nós fizemos propostas e, em última análise, Trump é quem toma as decisões”, disse para jornalistas fora da Casa Branca.
O dólar hoje beira estabilidade ante outras moedas de economias desenvolvidas, após perdas recentes. Os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) operam em baixa nesta terça-feira, estendendo perdas da sessão anterior.
Às 10h35 (de Brasília), o Dow Jones caía 0,06%, o S&P 500 recuava 0,17% e o Nasdaq tinha perda de 0,26%. Já o índice DXY do dólar – que acompanha as flutuações da moeda americana em relação a outras seis divisas relevantes – tinha baixa de 0,02%, a 97,77 pontos.
Publicidade
Entre empresas individuais, a Intel (ITLC34) estendia perdas de ontem, com queda de 2,6%, depois de saltar 20% na semana passada, enquanto a Tesla (TSLA34) recuava 0,7%, após relatos de que o império de Elon Musk vem sendo atingido por um êxodo de executivos ao longo do último ano, por questões de desgaste e pelo envolvimento do bilionário em assuntos políticos.
*Com informações de Sergio Caldas e Isabella Pugliese Vellani, do Broadcast
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador